Topo

Dicas para higienizar os locais mais sujos da cozinha

Comente

Estudos realizados pela Universidade de Drexel nos Estados Unidos, apontam alguns cantos de sua cozinha onde as bactérias mais se acumulam, e são a geladeira, a esponja de lavar a louça, a pia e a tábua de cortar alimentos. A partir de alguns cuidados, é possível manter tudo bem limpo, e bem longe dos micro organismos. Quem ensina a cuidar desse ambiente de casa são os especialistas no assunto microbiologistas.

Dicas para higienizar os locais mais sujos da cozinha

Os cuidados com a geladeira

Pesquisadores descobriram que as carnes são as maiores vilãs dessa história. Elas acabam por contaminas tanto o eletrodoméstico, como outros tipos de alimentos que estiverem na geladeira. Por este motivo é tão importante se manter uma rotina de limpeza da geladeira.

Ao menos uma vez por mês, procure desligar a geladeira, retirando todos os alimentos para limpar corretamente.

Veja também:

Procure preparar uma solução de um litro de água com dez gotas de detergente e passe com um pano por toda a geladeira.

Prepare também uma solução de um copo de vinagre branco com um copo de água e passe com um pano por toda a geladeira, após passe outro pano umedecido com água.

Misture uma solução de meio copo de água com 100 gramas de bicarbonato de sódio, e aplique com um pano na parte interna da geladeira.

Para finalizar, procure colocar na primeira prateleira no fundo á direita, um recipiente aberto com bicabornato e pronto, basta apenas colocar os alimentos de volta e religar então a geladeira.

Os cuidados com a esponja

A esponja de lavar a louça é a responsável por ter 64% das bactérias existentes na cozinha. Especialistas no assunto apontam que o problema maior disto está em utilizar a esponja para limpar outros itens da cozinha, entre eles o fogão, ou a pia. Isto permite ainda que as bactérias se espalhem por outros cantos da cozinha. As esponjas devem ser utilizadas por no máximo uma semana.

Para deixar as esponjas devidamente higienizadas, procure colocar a esponja em uma panela com água, e uma colher de vinagre branco. Acenda então o fogo, e conte de três a cinco minutos após iniciar a ebulição e pronto, a esponja estará livre das bactérias.

Lave a esponja deixando a mesma úmida, após procure envolver a mesma em papel toalha, colocando um pires dentro do micro ondas, ligando na potência máxima por cinco minutos, aguarde depois mais um ou dois minutos para retirar as mesmas.

Deixe também a esponja em uma solução com um litro de água com duas colheres de sopa de água sanitária por pelo menos dez minutos.

Os cuidados com a tábua de cortar

Procure não utilizar tábuas de madeira, já que estas tábuas sugam muita água e ficam muito úmidas, demorando assim para secar e aumentando as chances de proliferação das bactérias.

Uma boa pedida é investir em tábuas de plásticos e divididas por cores, para carnes, verduras, alimentos prontos, entre outras coisas.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: