Topo

Dicas para fazer um panetone perfeito.

Comente

As festas de final de ano estão se aproximando, e há uma grande vontade de comer o tradicional panetone. Apesar de ser fácil encontrar nos supermercados em dezembro, fazer a sua própria receita poderá ser uma experiência deliciosa e gratificante. Aprenda algumas dicas para fazer um panetone perfeito.

Dicas para fazer um panetone perfeito.

O método esponja

Esta é uma pré preparação que ajuda a massa a ter seu ponto correto e grande maciez. Para isto você deverá utilizar uma mistura de fermento biológico, farinha, açúcar e água, deixando ficar em repouso de 3 a 5 horas. A mistura deverá ficar tampada com plástico filme para não perder sua umidade e você irá adicionar ao restante dos ingredientes. Esta técnica permite que o panetone fique molhadinho e tenha uma maior durabilidade.

O tempo é fundamental

O trabalho de pães e massas exige tempo, além de sova, as massas necessitam de tempo de repouso para que possam ter uma consistência correta. Por este motivo, é interessante respeitar o tempo de receita sem trapacear a mesma, o interessante é se programar para conseguir fazer tudo com calma, e dentro de um tempo correto, uma vez que a massa deverá ficar em repouso ao menos duas horas e ser sovada por 20 minutos.

Não deixe sua massa pesada

Veja também:

Todas as pessoas gostam de panetone bem docinho e recheado, ainda mais se for de chocolate. Tenha atenção ao adicionar estes elementos na massa, pois eles poderão deixar a massa pesada e atrapalhar na hora de assar, dificultando o seu crescimento, por este motivo é importante seguir a receita e não ter exageros.

Cuidado com o forno

O panetone é um tipo de massa densa que precisa ser aquecida de maneira uniforme para que asse por igual e completamente, por este motivo a temperatura ideal para o assar é a média, o forno médio fará ele assar corretamente, sem perder ou ganhar muito calor, quando estiver assado, procure ter atenção ao choque térmico pois ele poderá deixar sua massa borrachuda. Ao desligar o forno, procure deixar a porta entreaberta por alguns minutos antes de tirar o panetone.

A conservação

Panetones poderão ser deixados em temperatura ambiente por até uma semana. Caso você queira é possível congelar o panetone em papel filme, e na hora de descongelar, deixe três horas fora da geladeira. Apesar disto, os panetones com recheios mais gordurosos devem ser frescos, por isto é interessante não os congelar.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: