Topo

Desvende os mitos e verdades sobre os eletrodomésticos da cozinha

3.00 / 5 - 2
Comente

Tudo que é feito no mundo pressupõe uma evolução, e sabidamente isso não poderia ser diferente no que diz respeito àquilo que está presente diariamente no cotidiano da maioria das pessoas.

Totalmente diferente do que ocorria no passado, na atualidade é possível que graças à inovação, as pessoas tenham acesso aos mais sofisticados eletrodomésticos e produtos eletrônicos, entretanto, apesar de toda essa evolução, muitos mitos que outrora foram repassados persistem no meio da sociedade, pelo que, periodicamente nos prestamos a trazer à tona as verdades acerca de cada um deles.

Seguindo a premissa de desmistificar os mais diversos assuntos, nesse artigo falaremos especificamente a respeito dos mitos e verdades sobre os eletrodomésticos, principalmente os de cozinha.

Desvende os mitos e verdades sobre os eletrodomésticos da cozinha

mitos-e-verdades-sobre-eletrodomesticos

Mitos e verdades sobre a geladeira

Atrás da geladeira é um bom lugar para secar roupas – Mito

Esse talvez seja um dos mitos mais comuns de todos os tempos, o fato é que é totalmente despropositado colocar roupas úmidas ou molhadas para secar nas grades localizadas na parte de traz de algumas geladeiras. A grade tem como finalidade conduzir o fluido de calor da geladeira para dissipá-lo no ar, pelo que, deixar algo impedindo esse processo leva o motor forçar mais que o necessário, reduzindo sua vida útil e aumentando o consumo de energia elétrica.

Abrir muitas vezes a geladeira aumenta o consumo- Verdade

De fato essa é uma verdade absoluta, a geladeira trabalha constantemente para manter seu interior congelado, de modo que quando a porta se abre o motor precisa trabalhar mais para refrigerar devido à quantidade de ar quente que a invade, por isso, quanto mais vezes abrir a geladeira, maior também tende a ser a conta de energia no fim do mês.

Ovos na porta da geladeira estão mais propensos a ter salmonela – Mito

Na verdade esse é um mito parcial, pois, se houver algum trincado no ovo, ou mesmo um pequeno furo, existirá  também uma pequena possibilidade de que o mesmo seja contaminado, de outra forma, será praticamente impossível ocorrer, visto que os germes não possuem capacidade de infiltrar as cascas.

colocar alimentos quentes no interior da geladeira pode danificá-la – Verdade

Colocar algo quente dentro da geladeira não só deixará o eletrodoméstico sujeito a danos devido à maior força empregada pelos motores para refrigerar, como também poderá transferir calor para demais recipientes que porventura possa conter no interior da mesma, o que naturalmente impedirá a perfeita conservação destes.

Encostar a geladeira em paredes ou móveis é permitido – Mito

Deixar a geladeira encostada em algo pode ser muito prejudicial à sua vida útil, pois sua parte traseira é destinada à dissipar o calor, pelo que a distância média recomendada é de no mínimo 35 cm de qualquer obstáculo.

Não se deve ligar a geladeira logo depois de tê-la transportado – Verdade

De fato não se deve ligar a geladeira nas primeiras horas após o transporte da mesma, isso porque, o motor desse tipo de eletrodoméstico detém uma pequena quantidade de óleo lubrificante, que devido à agitação do trajeto pode acabar subindo para os dutos de gás, pelo que, se ligada imediatamente acabará resultando em um desgaste maior e possivelmente danos irreparáveis.

Usar secador de cabelo para acelerar o degelo é perigoso – Mito

Desde que tomados os mínimos cuidados necessários, não há problema algum em utilizar ventilador ou mesmo secadores de cabelo para descongelar o refrigerador, para isso, é importante usar calçados de borracha e ficar atento para que o ar não seja direcionado diretamente para os alimentos refrigerados, visto que isso os faria perder a conservação de maneira mais rápida.

Mitos e verdades sobre a máquina de lavar e secar roupas

Pode colocar toda roupa que couber na máquina para lavar – Mito

Colocar roupas na máquina além da capacidade indicada na mesma, além de consumir quantidade maior de energia, ainda fará com que a roupa continue suja, isso sem contar o incômodo causado pelo barulho e ainda os riscos de danificar a máquina.

A limpeza ou troca periódica do filtro da máquina é importante – Verdade

Essa é uma verdade absoluta, os filtros tendem a acumular sabão, amaciantes, e até mesmo lãs e fiapos, pelo que, uma limpeza no mínimo a cada dois meses será de grande importância.

A quantidade de sabão e amaciante deve ser proporcional à sujeira da roupa – Mito

Em hipótese alguma deve-se acrescer à lavagem os produtos de limpeza em doses maiores que as recomendadas pelos fabricantes, pois, isso possivelmente implicará em manchas e/ou desgaste maior das peças.

As máquinas de lavar mais atuais não estragam nenhum tipo de roupa – Mito

Esse é de fato um grande mito, algumas roupas possuem na etiqueta a indicação de que não devem ser lavadas na máquina, por isso, independente do aparelho que se tenha em casa, o ideal é não ir contra a recomendação, sob pena de perder a peça.

Manutenção periódica na secadora é importante – Verdade

Assim como é importante verificar e limpar os filtros da máquina de lavar, é importante dar manutenção periódica na secadora, o ideal é utilizar um aspirador de pó para retirar as lãs que geralmente ficam grudadas no filtro.

Veja agora os mitos e verdades sobre o microondas

Esquentar água no microondas é arriscado – Verdade

O processo de aquecimento do microondas é conhecido como condução e é obtido através da agitação das partículas, em resumo, isso faz com que não haja formação de bolhas por mais quente que a água fique, pelo que, quando retirada do aparelho, fica propensa a espirrar por toda parte ao menor contato com algum corpo estranho, incluindo mas não se limitando a uma corrente de ar.

Usar uma faca para limpar os cantos do microondas é permitido – Mito

Em hipótese alguma deve-se fazer uso de objetos pontiagudos para realizar limpeza do microondas, isso pode descascar a pintura e acabar resultando em faíscas quando em funcionamento, podendo a partir daí ocasionar um incêndio.

Mitos e verdades sobre o Ar-condicionado

Ar-condicionado pode ocasionar gripe – Mito

Esse é um mito, entretanto, devido à redução da umidade provocada pelo ar, algumas pessoas poderão sentir incômodo nas mucosas, além disso, se o aparelho não estiver com a higiene em dia, poderá ainda causar alergia devido aos ácaros contidos no mesmo.

O aparelho precisa passar por manutenção – Verdade

O manual de cada aparelho especifica que a manutenção deve ser procedida e quando a mesma deve ser realizada, o melhor a se fazer é seguir tais recomendações para o perfeito funcionamento do aparelho.

Qualquer ar-condicionado serve para todo ambiente – Mito

Cada modelo de ar-condicionado possui propriedades específicas, de modo que existe um tipo de aparelho para cada ambiente, levando em consideração cada um de seus atributos.

Mitos e verdades sobre fogão, forno e cooktop

Inox não enferruja – Mito

Embora o inox seja um metal altamente resistente, o fato é que o mesmo ainda é passivo de sofrer com os males da oxidação e danos decorrentes do uso de alguns produtos tais como, alvejantes, águas sanitárias, e outros produtos à base de cloro, a título de prevenção é importante também evitar que o inox fique molhado por muito tempo.

Deixar o queimador do cooktop acesso sem a panela é arriscado – Verdade

Quando a panela não está sobre o queimador, o calor pode prejudicar o revestimento do espalhador.

Não é necessário limpar o forno autolimpante – Mito

A função autolimpante apesar do nome sugestivo, não elimina as impurezas do forno, mas sim, facilita o processo de limpeza, pelo que, os cuidados higiênicos  manuais continuam sendo necessários.

Mitos e verdades sobre coifas e depuradores de ar

Coifa exaustora e coifa depuradora são a mesma coisa – mito

Esse é na verdade um mito clássico sobre as coifas, o modelo exaustor é orientado à retirada de fumaça, calor e gordura da cozinha por intermédio de um duto que lança as impurezas fora do ambiente doméstico ao passo que traz o ar puro de fora pra dentro, por outro lado, a coifa depuradora, filtra o ar do ambiente e devolve o mesmo ar tratado de volta ao ambiente.

Existe uma distância recomendada entre a coifa e a cooktop ou fogão – Verdade

Para fogões a gás, a distância vertical recomendada é de no mínimo 75 cm, diminuindo para 65 cm caso o fogão seja elétrico, por outro lado, em todo o caso, a distância não deve ser superior a 80 cm.

É permitida a lavagem do filtro da coifa – Verdade parcial

Filtros metálicos não só podem, como devem ser lavados todas as semanas com detergente e água aquecida, por outro lado, os de carvão ativados precisam mesmo ser trocados a cada três meses, visto que não suportam lavagens.

Verdade sobre o ferro de passar roupa

Passar maior quantidade de roupas economiza energia – Verdade

É preferível juntar uma quantidade maior de roupas para passar, que passar pequenas quantidades de maneira frequente, isso porque, com o aparelho já aquecido a tendência é que o consumo de energia seja menor, ainda que o período de uso seja maior.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: