Topo

Conheça os benefícios das papinhas caseiras de frutas

1.50 / 5 - 2
Comente

A missão dos pais nos cuidados com os filhos no decorrer da vida sabidamente não é das mais fáceis, isso tanto em relação à educação, quanto ao que diz respeito à saúde e melhores práticas à criança.

Os desafios na vida dos pais se tornam ainda mais intensos quando a criança está em seu primeiro semestre de vida, quando devido à fragilidade do organismo e do corpo do bebê como um todo demandam cuidados mais minuciosos, principalmente no que diz respeito à alimentação nessa fase.

Diante da necessidade de proporcionar alimentação adequada ao bebê, o mais ideal é recorrer às papinhas de frutas principalmente para a primeira refeição do dia, pois, além de proporcionar um sabor adocicado ao paladar da criança, fornece também vitaminas e nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento.

papinha-caseira-frutas

Como geralmente esse tipo de alimento para bebê possui um custo elevado visto que é de consumo diário, é aconselhável que os próprios pais desenvolvam as próprias papinhas, economizando no orçamento familiar e dosando com precisão os nutrientes de cada fruta a ser inserida no preparo, por isso, mostraremos algumas dicas e informações úteis sobre as papinhas caseiras de frutas nesse artigo.

Conheça os benefícios das papinhas caseiras de frutas

Papinha caseira de Maçã

Com o clima seco ao que muitas crianças são submetidas diariamente, são grandes os riscos de contraírem asma ou mesmo resfriados e a ingestão da maçã, de acordo com estudos recentes é capaz de auxiliar na prevenção desse tipo de problema, além disso, a maçã é um alimento riquíssimo em fibra e vitamina C, tudo isso unido ao sabor adocicado e saboroso da fruta tende a ser a combinação perfeita para um delicioso cardápio infantil.

Papinha caseira de Banana

Extremamente recomendado a bebês devido à grande quantidade de potássio existente na fruta, a banana tende a ser uma boa pedida para papinhas, isso porque seu sabor adocicado somado à consistência cremosa tende a agradar não só aos olhos ou à saúde, mas, também ao paladar dos pequenos.

Papinha caseira de Morango

O morango embora essencialmente não seja produzido durante o verão, é bastante recomendada nessa época, isso porque possui grandes quantidades de vitaminas C e E que são capazes de auxiliar em muito no desenvolvimento e nutrição da criança nesse período, para completar a refeição é possível ainda acrescentar iogurte do mesmo sabor, além de aveia e banana, a cor rosada resultante da mistura, e os nutrientes que conterão na papinha, garantirão a perfeita refeição matinal do bebê.

Papinha caseira de Abacate

A papinha caseira de abacate além de simples de fazer é extremamente recomendada à crianças em qualquer idade, isso porque a fruta possui quantidades significativas de Ômega 3, além de vitamina A e as quatro das principais vitaminas do complexo B, se misturada com banana poderá ficar ainda mais saborosa.

Papinha caseira de Pera

O sabor adocicado da fruta aliado às suas propriedades nutritivas tende a ser uma perfeita combinação para o paladar e saúde da criança, podendo ser servida tanto como alimentação principal na primeira refeição, quanto acompanhada de outros purês ou mesmo outros alimentos. A fruta é riquíssima em fibras e outros nutrientes essenciais à saúde infantil.

Papinha caseira de Pêssego

Os pais que ainda não experimentaram incluir o pêssego no cardápio infantil devem considerar sua inclusão o quanto antes, a fruta é uma das mais aclamadas pelas crianças devido ao seu sabor que costuma ser adocicado. Utilizar o pêssego no preparo de papinhas tende a ser essencial porque a fruta é rica em potássio e betacaroteno.

Papinha caseira de Nectarina

Embora a fruta tenha certa aparência com o pêssego, seu sabor e seus nutrientes são distintos, mas, ainda assim capazes de cair nas graças das crianças. Dentre outros nutrientes, a exemplo do próprio pêssego a fruta também possui Betacaroteno e potássio em grandes proporções, sendo fundamental ao desenvolvimento dos pequenos.

Papinha caseira de goiaba

Embora a goiaba seja uma fruta abundante em vitaminas A, B e C, no caso específico das papinhas para crianças demanda alguns cuidados adicionais, a primeira dica é utilizar sempre a polpa ao invés da fruta para o preparo do alimento do bebê, isso porque a fruta possui sementes que poderão prevalecer na papinha e acabar levando os pequenos a engasgar. Para dar consistência mais cremosa à papinha recomenda-se também o acréscimo da banana, aveia, ou ainda algum outro tipo de cereal fino.

Papinha caseira de mamão

Essa é uma fruta que possui inúmeras propriedades nutritivas, destacando-se entre elas o potássio, e o cálcio que será essencial para a boa saúde dos ossos e dentição da criança, além disso, a cor alaranjada resultante do preparo à base da fruta tende a ser um excelente estímulo aos olhos dos pequenos. A fruta auxilia ainda na melhor digestão do organismo e melhor absorção dos alimentos, tornando-se assim um dos aliados da nutrição infantil.

Dicas adicionais úteis sobre as papinhas caseiras de frutas

Para dar maior consistência cremosa às papinhas, é aconselhável o uso de frutas massivas, como banana, e abacate, embora a primeira seja mais aconselhável em todo caso.

Frutas como laranja, melancia, e até mesmo o limão, podem ser utilizados em algumas receitas de papinhas caseiras de frutas para dar contraste no sabor, aumentando ainda mais as propriedades nutritivas do alimento, visto que essas frutas também são ricas em vitaminas e sais minerais.

Ao preparar a papinha caseira infantil é importante ter em mente desde a primeira vez a importância de evitar a utilização de açúcar, pois, assim a criança se habituará ao sabor adocicado natural da fruta desde o início, algo que se traduzirá em maior saúde para a mesma.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: