Topo

Carne moída vermelha ou roxa: qual escolher para sua receita?

Comente

Normalmente quando vamos comprar carne identificamos que ela é fresca pelo vermelho vivo que ela reflete, entretanto, quando se compra uma carne moída que já vem embalada na bandeja muita gente se decepciona ao chegar em casa e vê que o vermelho está apenas na parte superior da bandeja, e que a cor predominante na parte restante é a roxa, mas, afinal, será que o fato de não estar vermelha por si só, significa que a carne está velha ou imprópria para o consumo? Na sequência você confere algumas considerações a esse respeito.

Carne moída vermelha ou roxa: qual escolher para sua receita?carne-moida-vermelha-ou-roxa

Carne roxa X carne vermelha

Quando se vê uma carne meio arroxeada, tendencialmente já se pensa que ela está velha ou passada, mas essa concepção pode, em alguns casos, ser equivocada, isso porque a carne fresca, principalmente os cortes que contém músculo, ficam vermelhas devido ao contato com o oxigênio, que transforma a mioglobina em oximioglobina, dessa forma, a carne vermelha embalada na bandeja é roxa por dentro, porque o ar presente na bandeja entrou em contato apenas com a superfície da carne, deixando não atingindo seu interior.

Para não confundir, vale notar que a carne quando passa do ponto, exala um odor fétido adquirindo um roxo amarronzado, pelo que, nesse caso, naturalmente, o consumo não é recomendável.

Agora, na próxima vez que abrir uma bandeja de carne e encontrar ela em um tom roxeado, você terá melhores condições de realizar o julgamento quanto à qualidade da mesma, na maioria das vezes ela está apenas fresca e boa para o consumo, apenas não teve contato com o oxigênio.

Vale notar que, tanto a carne vermelha quanto a carne roxa, em decorrência do que já foi explicado, podem ser usadas em suas receitas de panquecas, ou em quaisquer outras sem medo, deve-se evitar, entretanto, quando ela apresentar odor e tiver uma coloração muito duvidosa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: