Topo

Benefícios da comida a vapor

5.00 / 5 - 1
Comente

Uma dica muito bacana para as pessoas que estão querendo começar uma dieta ou simplesmente começar a ter uma refeição mais saudável, com mais nutrientes e vitaminas e menos calorias, é investir na comida a vapor. Poucas pessoas conseguem aderir a este tipo de cozimento no dia-a-dia de suas refeições, apesar de ser de conhecimento de muitas pessoas.

alimentos-cozidos-a-vapor

Algumas pessoas também possuem muitas dúvidas sobre se realmente a comida a vapor pode ser melhor do que os mesmos alimentos que são feitos com métodos mais convencionais. Mas realmente está comprovado pelos especialistas em nutrição que a comida cozida no vapor realmente é muito mais saudável. Quando qualquer comida é preparada no vapor, o tamanho, a forma e a composição do alimento acabam sofrendo menos alteração do que em qualquer outro método de cozimento. Isso porque o vapor impede que eles percam água, como acontece com os alimentos quanto estão sendo assados ou fritos, por exemplo.

Legumes e vegetais, quando feitos no vapor, acabam aumentando as chances do organismo de reagir a doenças como câncer, diabetes, ataques do coração e problemas de visão, sendo que todas estas propriedades já foram comprovadas cientificamente. E pesquisas mais recentes provam que os alimentos que são cozidos no vapor ainda conseguem ser mais saudáveis do que os crus.

Por exemplo, quando uma pessoa cozinha brócolis no vapor, cerca de 84% das vitaminas permanecem no alimento, e quando ele é cozido em água fervente ele consegue manter apenas 40% destas propriedades. E não é apenas com o brócolis que isso acontece, o mesmo também pode ser observado com outros vegetais e com outras verduras, como couve, couve-flor, batata, cenoura, espinafre, dentre outros.

Um outro benefício direto dos alimentos que são cozidos no vapor é que não é necessário utilizar óleo, e portanto as pessoas acabam diminuindo consideravelmente a quantidade de calorias que estão sendo consumidas em determinada refeição. Além de diminuir as calorias, os alimentos também acabam perdendo colesterol ruim e também os triglicerídeos.

E para os que pensam que alimentos no vapor exigem que a pessoa compre determinados tipos de panela, saiba que dá pra fazer também utilizando os utensílios que podem ser encontrados na sua cozinha. Se tiver uma panela grande e um escorredor que possa ser encaixado, por exemplo, basta colocar ele por cima da água fervente da panela normal, e tampar. O alimento será cozido da mesma forma no vapor.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: