Topo

Barista da dicas de como fazer café na cafeteira ou coador para que fique perfeito!

Comente

O café é uma bebida apreciada em todo mundo, e seu sabor e aroma inconfundível costumam ser os principais agentes motivadores da paixão que ela tem cativado em milhões de pessoas ao longo das décadas. O hábito de ingerir a bebida, aliás, em alguns casos pode ser tão forte, que uma pessoa pode chegar ao ponto de sentir-se mal nos dias em que é impossibilitada de degustar a bebida.

Leia também:

Desde muito cedo, existem diversas formas de se preparar o café, de modo que, ainda próximo da virada do século 18 pro 19, o francês Brillat-Savani, pensador da gastronomia, já se questionava acerca de qual seria a melhor maneira de se preparar a bebida.

Em seu livro “A Fisiologia do Gosto”, Brillat-Savani conta que criou e tentou diferentes formas de preparo, mas, que as suas maneiras prediletas incluíam aquelas em que o café não podia queimar, e aquelas nas quais o café era fervido de três a quatro horas.

Desde a época de Brillat-Savani, muitas outras formas de preparo do café já foram inventadas, diversas novas formas de moer, torrar e preparar os grãos. Diante de tamanha variedade, é cada vez mais comum as pessoas buscarem saber a respeito de qual seria a melhor forma de preparar a bebida. Sabendo disso, decidimos trazer na sequência algumas informações que podem ajudar a sanar as dúvidas de uma vez por todas. De antemão, tenha em mente que tudo a princípio depende da preferência de quem degustará a bebida.

Barrista da dica de como fazer café na cafeteira ou coador para que fique perfeito!

barista-da-dicas-cafe-perfeito

As dicas a seguir foram baseadas nas orientações dadas pela barista Carolina Franco, em uma matéria publicada pelo portal online da Folha de São Paulo. Segundo a matéria, a profissional é da Luca Cafés, de Curitiba, que utiliza sua ampla experiência no assunto para transmitir dicas verdadeiramente úteis.

Veja as dicas de como fazer o café na cafeteira e/ou no coador

  • No momento de escolher os grãos de café, dê preferência para os de boa qualidade. Esse tipo de produto geralmente vem com uma indicação de Café Especial na embalagem. Não se equivoque com as indicações de “gourmet” ou “superior”. Na dúvida opte por marcas que contenham o selo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
  • Dê preferencia para os grãos Arábica, pois são sempre bem cultivados e dão um ótimo café.
  • Ao comprar o café o utilize-o em no máximo três semanas. Durante esse período evite guardá-lo na geladeira, perto de umidade, luz e cheiros fortes. O correto seria manter o café em seu próprio saquinho dentro de um pote fechado.
  • Na hora do preparo da bebida evite usar água com cloro, pois ele destrói os óleos essenciais do café. Use água filtrada ou mineral para o preparo.
  • Depois do ponto de fervura da água, desligue o fogo e deixe-a descansar por um minuto, isso garantirá uma temperatura inferior a cem graus no momento do preparo da bebida.
  • A cada litro de água, utilize de cinco a seis colheres de pó de café.
  • O café deve ser moído momentos antes do preparo, dessa forma, seu aroma será preservado e ele ficará menos propenso à oxidação, que é o que normalmente deixa a bebida com o sabor rançoso.
  • Evite usar um coador de pano, pois ele pode manter resíduos de gordura.
  • Depois de colocar o filtro descartável, escalde com água quente e despreze a água. Isso evitará que o cheiro de celulose interfira no sabor da bebida.
  • Deposite um pouco de água apenas para hidratar o pó do café, só depois disso acrescente o restante da água. Esse processo evitará o surgimento de bolas de ar, facilitando a mistura do pó com a água na hora do preparo.
  • Após o preparo da bebida, consuma o café em até uma hora para evitar a oxidação. Isso se o café estiver conservado em uma garrafa térmica de excelente qualidade.
  • O ideal é ingerir o café sem açúcar, um café de ótima qualidade já é adocicado naturalmente.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: