Topo

A Origem do Panetone

Comente

PanetoneO Panetone é com certeza um dos símbolos mais marcantes na época do Natal. A origem do panetone tem várias histórias e versões diferentes, porém, a mais conhecida conta que o panetone surgiu a partir de uma história de amor. Seja lá qual for a real história que conta a origem do panetone, não se pode negar que o sabor e as lembranças que um panetone nos proporcionam são maravilhosas.

Retomando ao ponto de origem do panetone, a história mais popular conta que no século XV um jovem da família Atellini se apaixonou por uma bela jovem, a bela garota era filha de um padeiro, Toni, o pai da garota não aprovava o namoro dos dois jovens. Foi então que o garoto resolveu se disfarçar de ajudante de padeiro para poder impressionar Toni, e alguns dias em seu disfarce, ele inventou um pão naturalmente fermentado com frutas muito saboroso com textura extremamente delicada, a forma que o pão formava também era totalmente diferente de tudo que já se tinha visto, a superfície havia se moldado no formato de uma cúpula. O jovem então decidiu presentear o sogro padeiro com aquele pão.

O novo pão inventado pelo jovem garoto foi um sucesso imediato, adorado por todos que provavam e passou a ser conhecido como o pão da padaria do Toni, e posteriormente, apenas como Panetone. A partir deste feito, a padaria de Toni passou a ser muito conhecida e a ganhar muito movimento, enriquecendo a família toda.

Outras versões da invenção do panetone remetem a um mestre-cuca chamado Gian Galeazzo Visconti, o primeiro duque de Milão, ele teria preparado o pão especial para uma festa em 1395. E outra versão da origem desta iguaria conta que um rapaz chamado Ughetto quis trabalhar em uma padaria para poder se aproximar de sua amada Adalgisa, que seria filha do dono. Então o jovem teria inventado o panetone e conquistado a permissão do pai para se casar com a filha, uma história bem parecida com a mais popular, contada inicialmente.

Qualquer que seja a real história que conta a origem deste pão delicioso é fato que foi em Milão, na Itália que a receita do panetone começou a receber modificações até se moldar o pão que saboreamos hoje, e foi lá também, que nasceu a tradição de se consumir esta deliciosa iguaria na época de Natal, a tradição começou a se expandir por toda a Itália e posteriormente para diversos países.

Hoje em dia os panetones tradicionais começam a aparecer em lojas e supermercados já por meados de novembro, com muitas variações, os panetones hoje podem ser encontrados com modificações como panetones recheados de diversos sabores, de chocolate, mousse de chocolate, sorvete, e algumas mais novas como goiabada e doce de leite.




Comentários (1) Postar um Comentário

Matheus comentou:

Eu quero o meu panetone o delicia quero degustar um panetone gratis


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: