Topo

5 coisas que você precisa saber sobre alimentos vencidos

Dicas de cozinha, culinária, receitas e alimentação em geral, você confere sempre aqui, no Click Grátis! 5 coisas que você precisa saber sobre alimentos vencidos
Publicidade
4.00 / 5 - 2
Comente

Encontrar alimentos estragados ou vencidos na dispensa, infelizmente é algo comum no dia a dia da maioria das famílias.

Nesses momentos, o ímpeto de muita gente é tentar utilizar o produto mesmo com ele não sendo mais adequado ao consumo, mas, por mais que em determinadas circunstâncias esse tipo de atitude possa ser compreensível, a verdade é que certas coisas devem mesmo ser evitadas.

Para ilustrar melhor isso, mostramos a seguir alguns detalhes que você precisa saber sobre como lidar com alimentos vencidos.

Coisas para saber sobre alimentos vencidos

De olho na validade

Publicidade

É muito ruim jogar alimentos fora, afinal, há sempre o peso no orçamento causado pelo desperdício de comida. A primeira dica, portanto, é comprar com sabedoria os ingredientes, prestando sempre atenção ao prazo de validade e quantidade que tem na dispensa antes de comprar mais do mesmo produto. Essa atitude por si só evita muito desperdício de alimentos.

Armazenamento dos alimentos

Outra dica é conservar os alimentos em potes bem fechados e limpos, sempre atento às indicações no rótulo que indicam como o alimento deve ser armazenado, e se refrigerado, em temperatura ambiente ou longe do calor e da umidade.

Publicidade

Leia também:

Óleo de cozinha

Ó óleo de cozinha é usado com muita frequência em diferentes preparos, por isso o ideal é que seja renovado constantemente. E quando ele estiver “vencido” e chegar a hora de descartá-lo, evite jogar na pia, pois isso pode causar entupimento e um grande transtorno.

Procure colocar o “óleo velho” dentro de embalagens de plástico ou vidro e depois o entregue nos postos de reciclagem da cidade. Outra dica é buscar receitas de sabão caseiro para reciclar o óleo em casa mesmo.

Carnes

As carnes demandam uma atenção redobrada, pois além de terem um prazo de validade bem curto, não devem ser consumidas em hipótese alguma depois de vencidas, afinal, isso não seria agradável e nem mesmo seguro para a saúde.

Dito isso, a verdade é que carne boa é carne fresca, por isso compre sempre pequenas quantidades, ou prepare uma grande quantidade para separar por porções, procurando congelar para prolongar a validade e lembrando sempre de colocar as etiquetas para não perder o prazo correto.

Leite

Mesmo dentro do prazo de validade, o leite pode estragar se não armazenado corretamente conforme as especificações do fornecedor. O detalhe é que, quando ele estraga é bem fácil de perceber, uma vez que sua cor, cheiro e textura são alterados por completo, se transformando em um líquido com coloração amarelada, coalhado e com o cheiro ruim.

Vale dizer, no entanto, que mesmo quando estragado, esse tipo de alimento pode ser reaproveitado no preparo de um alimento derivado sem que isso traga qualquer risco à saúde, desde é claro, que sejam tomados os devidos cuidados. A dica nesse caso, é procurar receitas de doce de leite caseiro ou até mesmo um doce de coalhada, que é bem fácil de fazer.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: