Topo

The Beatles comandou 'invasão' de bandas de rock britânicas aos EUA, 50 anos atrás

Músicas novas, informações de shows e notícias aqui, no ClickGrátis! Há 50 anos, The Beatles comandava a 'invasão' de bandas de rock britânicas aos EUA
Publicidade
Comente

Se hoje temos uma grande quantidade de bandas britânicas fazendo sucesso nas paradas de sucesso, elas com certeza acabam devendo especialmente aos caminhos abertos pelo quarteto de Liverpool. The Beatles acabaram se tornando a maior banda de rock do mundo e uma das mais influentes de todos os tempos.

Mas o mais interessante dessa história que está completando 50 anos foi o fato de uma banda Inglesa se tornar a maior representante de um estilo musical que foi criado nos Estados Unidos.

No início dos anos 50, os Estados Unidos acabaram vivenciando uma explosão de um ritmo novo vindo de artistas como Elvis Presley e Bill Haley. Os ouvidos do mundo se voltaram ainda mais para os Estados Unidos. Mas enquanto isso, na Inglaterra, um movimento começava a se formar e ele mudaria para sempre a história da música mundial.

Publicidade

Os grupos do chamado skiffle, que era um ritmo novo com fortes influencias do blues, jazz e também do country, começaram a ganhar as ruas no mesmo período que Elvis colocava o mundo inteiro para dançar. Uma destas bandas que surgiam na Inglaterra se chamada The Quarrymen. E nesta banda estava ninguém menos do que um carinha chamado John Lennon.

Este cenário acabou criando um caminho natural que seria seguido pelas bandas que tinham alguns ídolos no cenário Rock norte-americano. Nomes como The Shadows e Cliff Richards alucinavam a garotada e, em outra ponta, The Beatles e Rolling Stones seriam os principais responsáveis pelo movimento que ficou conhecido como Invasão Britânica.

Confira aqui as músicas dos Beatles.

Invasão Britânica

beatles-invasão-bandas-rock-britanicas-aos-eua

Publicidade

O principal marco desta importante série de acontecimentos no mundo da música foi a ida de The Beatles para os Estados Unidos, no ano de 1964, e sua icônica apresentação no programa de televisão Ed Sullivan Show. Aquele momento registrou, naquela época, a maior audiência de toda história da televisão norte-americana.

O que se viu depois foi algo sem precedentes na história do entretenimento e da arte do mundo. Se as meninas já ficavam loucas quando estavam próximas ao Elvis, nada se compara ao verdadeiro surto que as garotas tinham em relação ao The Beatles, inclusive se atirando ao chão para lamber a calçada por onde eles passavam.

O quarteto acabou ocupando todas as paradas de sucesso da época, inclusive conseguindo colocar 5 música nas cinco primeiras colocações dos 100 melhores lançamentos da Billboard, fato até então único na história.

Mas não foram apenas os Beatles responsáveis por esta grande invasão das bandas de rock inglesas na história da música norte-americana. Logo na sequencia vieram outros, como Rolling Stones, The Who, The Animals e The Kinks, entre tantos.

Reflexo no Brasil

Enquanto os Beatles estouravam nos Estados Unidos, aqui no Brasil o cenário não era muito propício para música. No dia 1º de abril do mesmo ano, os militares conseguiram arrancar da presidência João Goulart e assim se dava início ao período de ditadura.

O cenário musical que tentava se manter como conseguia investia também no ritmo de sucesso dos Estados Unidos, e o rock passou a fazer parte do repertório de músicas populares que até então nunca tiveram nenhuma identificação com o mesmo. Por outro lado, alguns jovens que estavam começando, acabaram interpretando as músicas do rock popular dos Estados Unidos para o Brasil, e assim surgia a Jovem Guarda.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: