Topo

Saiba Mais Sobre a Semana da Música

Publicidade
Comente

“A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia”. Assim é a definição para esta arte segundo Beethoven, um dos ícones da música clássica. É nesse contexto entre os dias 16 e 22 de novembro acontecem Semana da Música, sendo o último dia dedicado à comemoração do Dia Internacional do Músico. Em 22 de novembro também é celebrado o dia de Santa Cecília, considerada a padroeira destes profissionais.

A Semana objetiva promover a música e suas diversas formas de expressão, como a orquestra, o coral, a banda e o concerto, uma vez que todas têm um elemento em comum: o ritmo. As comemorações acontecem através de eventos diários que se dedicam a esta arte, como apresentações de teatros e de músicos. Além disso, missas são celebradas como forma de homenagear a santa padroeira.

História da música

Ao contrário do que acontece com a escrita e a pintura, por exemplo, não é possível definir a data exata de surgimento da música. Isso porque a arte não dispõe de legados físicos que nos mostre o seu desenvolvimento na sociedade. Acredita-se, portanto, que a música originou-se na Grécia Antiga e se desenvolveu através dos movimentos artísticos europeus. Ao mesmo tempo, não se descartam possibilidades de que a arte já dava seus primeiros sinais na pré-história.

Artistas

Publicidade

O maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa Lobos, é considerado um dos ícones da música nacional. Isso porque ele é o responsável pela descoberta de uma linguagem musical tipicamente brasileira. Villa Lobos é reconhecido nacional e internacionalmente e, entre todas as suas composições, destaca-se a série Bachianas, da categoria orquestral.

Além dele, outros nomes são marcantes na música brasileira como, por exemplo, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Cauby Peixoto, Elis Regina, Jair Rodrigues, Geraldo Vandré, Nara Leão, Nana Caymmi e Ney Matogrosso. São artistas que não perderam sua tradição com o passar dos anos, tanto que ainda são premiados nacionalmente.

Ao lado desses veteranos, podem-se destacar também artistas da atualidade que estão construindo sua história na música e conquistando prêmios. São eles: Os Paralamas do Sucesso, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto e Djavan.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: