Topo

Do Rock ao Samba - Gêneros Musicais que Conquistaram os Brasileiros

Samba e Rock são dois gêneros musicais que fazem muito sucesso no Brasil. Por ser um país diversificado, estes dois gêneros fizeram parte da cultura e evolução do povo brasileiro, conquistando fãs por todos o território nacional.
Publicidade
Comente

Samba e RockO Rock brasileiro teve início na década de 50, mas tornou-se forte realmente após vinte anos. Sob influência americana, o grande começo do ritmo nacional foi com Nora Ney ao gravar o hit precursor do Rock and Roll: Rock around the Clock. O primeiro rock brasileiro se chamava Rock and Roll em Copacabana, gravado por Cauby Peixoto.

Após esta época, surgiram diversos ícones do rock brasileiro como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, entre outros, mostrando não apenas uma mudança no cenário musical do país, mas também na parte comportamental, principalmente dos jovens.
Apesar da entrada do gênero rock na música do Brasil, o samba, ritmo típico do país nunca deixou de existir.

Derivado de danças e canções africanas, o samba é ainda mais antigo e surgiu com frases e refrões de canções anônimas formadas no Recôncavo Baiano e, posteriormente, levados na segunda metade do século XIX para o Rio de Janeiro. Apesar de presente em várias partes do Brasil, o samba em formato de gênero musical teve o seu início no Rio de Janeiro, no final do século XIX e início do XX, quando escravos libertos passaram a incorporar o ritmo a outros como o maxixe, a polca, o xote, entre outros.

O primeiro samba a ser gravado no Brasil foi a canção Pelo Telefone de 1917, que possui autoria e co-autoria de Ernesto dos Santos e Mauro de Almeida, difundindo ainda mais o ritmo carioca ao país.

Apesar de ritmos, instrumentos e raízes totalmente diferentes, ambos os estilos musicais deram à música nacional grandes ícones, como é o caso de Raul Seixas e Martinho da Vila.
Raul Santos Seixas, mais conhecido como Raul Seixas foi um famoso cantor e compositor brasileiro, também conhecido como Pai do Rock Brasileiro (por ter sido um dos pioneiros no gênero) e Maluco Beleza. Seu estilo recebe diversas influências como o rock e o baião. No entanto, sua grande marca para a sociedade foi o misticismo de suas letras de músicas. Além de muito importante para o cenário do rock nacional, Raul é considerado um dos maiores artistas da música brasileira em geral.

Publicidade

Martinho José Ferreira ou Martinho da Vila, como é conhecido artisticamente, é um grande cantor, compositor e músico do samba brasileiro. Além de um dos mais respeitados artistas do país, é também um dos maiores vendedores de disco, sendo considerado o segundo sambista a vender mais de um milhão de cópias com o álbum Tá Delícia, Tá Gostoso, de 1995.

Rock e Samba, dois gêneros musicais de ritmos e origens completamente diferentes. No entanto, o Brasil é um país de gosto muito diversificado, o que possibilitou a conquista de adeptos e fãs para ambos os estilos, fazendo com que muitos músicos estudassem as cifras de músicas para se aprimorar nestes estilos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: