Topo

Em 30 anos de existência, Rock in Rio reúne curiosidades e polêmicas - relembre

As notícias, músicas novas e destaques do mundo musical estão no ClickGrátis! Em 30 anos de existência, Rock in Rio reúne curiosidades e polêmicas - relembre
Publicidade
Comente

O Rock in Rio nasceu em 1985, e portanto, está completando 30 anos em 2015. O festival se tornou referência em todo o mundo, ganhando até mesmo versões internacionais em Lisboa e Madri.

No Brasil, ao longo dos anos, o festival já teve cinco edições, sendo a primeira delas em 1985, que não por acaso foi a mais emblemática, tanto pelo porte do festival, quanto pelas atrações internacionais que trouxe.

Apesar do nome do festival ser ‘Rock in Rio‘, no entanto, o evento abre oportunidade para diferentes gêneros musicais (alguns de gosto duvidoso).

Publicidade

Na primeira realização, por exemplo, houve a participação de Ney Matogrosso, e com o passar do tempo participações de Ivete Sangalo, Elba Ramalho e Beyoncé, isso para citar alguns casos.

Diante da grandeza do festival, decidimos relembrar algumas das curiosidades e polêmicas observadas ao longo de sua história. A seguir você confere os detalhes. Veja!

Em 30 anos de existência, Rock in Rio reúne curiosidades e polêmicas – relembre

rock-in-rio-30-anos

Ozzy Osburne

Publicidade

Na primeira edição, em 1985, Ozzy Osbourne era reconhecido por ter mordido a cabeça de um morcego durante um show. Como prevenção a equipe de produção do festival criou uma cláusula no contrato proibindo o ato na apresentação.

Com isso, Ozzy fez uma apresentação tranquila no Brasil, porém, durante entrevista alegou não ter gostado do Rio de janeiro. Ele disse ter pensado que encontraria a Garota de Ipanema, quando na verdade acabou encontrando crianças de rua brincando com ratos.

Freddie Mercury

O cantor Freddie Mercury também se apresentou na primeira edição do festival juntamente com o Queen. Ele se apaixonou pelo tempero brasileiro e exigia que seu motorista o levasse para restaurantes que servissem comidas típicas.

Apesar disso há quem diga que o cantor teria sido antipático nos bastidores, os boatos pregam inclusive que ele pedia para que todos se escondessem nos camarins enquanto ele circulava pelos corredores. E como uma espécie de retaliação a esse suposto comportamento, um grupo teria quebrado camarim do cantor, deixando-o todo revirado enquanto ele se apresentava.

Leia também:

Matthias Jabs

Matthias Jabs se apresentou na primeira edição, e como homenagem aos brasileiros colocou um adesivo da América do Sul.

James Taylor

James Taylor além de se apresentar no festival, também se apresentou no Tancredance, um evento que apoiava a candidatura à presidência de Tancredo Neves. No evento ele tocou “You’ve Got a Friend” e acabou sendo agredido com uma lata de cerveja na cabeça durante a execução da música.

Prince

Na segunda edição do festival em 1991, o cantor Prince fez exigências exageradas para poder se apresentar. A principal delas foi a que previa 700 toalhas brancas, pelo que, a organização do evento teve que recorrer a hotéis para comprá-las. Apesar disso, no festival Prince usou apenas 50 toalhas e a família Medina herdou as 650 que restaram.

George Michael

O cantor George Michael encontrou seu grande amor durante sua passagem pelo Rio. Ele se apaixonou por Anselmo Feleppa, que acabou morrendo dois anos depois. Em homenagem a seu companheiro, George Michael compôs a canção “Jesus To a Child”.

Vaias para artistas no Rock In Rio

Nesse mesmo ano o cantor Lobão foi escalado para tocar na noite de heavy metal, antes da banda Sepultura. Apesar disso, os headbangers não gostaram nada da presença do músico e acabaram vaiando sua apresentação, pelo que ele abandonou o palco.

Um fato curioso é que em 1985 o cantor Erasmo Carlos passara pela mesma frustração, sendo vaiado pelos metaleiros. Durante uma entrevista à revista Veja, o cantor declarou que no momento das vaias ele percebeu que nem todos gostavam dos músicos da Jovem Guarda.

No ano de 2001 o cantor Carlinhos Brown passou pelo mesmo problema, já que os organizadores aparentemente não haviam entendido o recado do público ainda, repetindo o erro de inserir o músico no palco de metal. O resultado foi um cantor Carlinhos Brown sendo agredido por uma chuva de garrafas plásticas.

Iron Maiden

Na terceira edição do festival, a organização do evento preparou uma atração memorável, trazendo Iron Maiden e inserindo a participação de Jimmy Page, o guitarrista e líder do Led Zeppelin. Apesar disso, Jimmy estava com dores nas costas e se recusou a tocar com Iron Maiden.

Britney Spears

Na terceira edição do festival a cantora Britney Spears também se apresentou, entretanto, acabou muito criticada por ter se apresentação supostamente com playback.

Nudez no Rock In Rio

O baixista Nick Oliveri da banda Queens of The stone Age, encarou o clima tropical do Brasil como uma liberdade para que os músicos se apresentasse nus. E como as coisas por aqui não são bem assim, após a apresentação o músico foi encaminhado até uma delegacia onde teve que se explicar sobre a conduta com o delegado local.

Cassia Eller foi responsável por outro dos momentos inesquecíveis do Rock in rio. Até os dias de hoje ela é lembrada por ter exibido seus seios no palco do festival sem nenhum pudor.

Rock in Rio internacional

Em 2004 o festival teve sua primeira edição internacional, sediada em Lisboa. Em 2008 o festival ganhou uma versão também na cidade de Madri, na Espanha.

Rock in Rio 2011

No ano de 2011 o evento voltou ao Brasil e ficou marcado pela presença de Guns’n Roses que fechou com chave de ouro o festival. A banda subiu ao palco com 2h40 minutos de atraso sob muita chuva.

Na ocasião, Axl Rose subiu ao palco com uma capa de chuva amarela e um bigode que lembrava o do personagem Leôncio, do desenho animado Pica-Pau.

Ele já havia participado do evento de 1991, quando pediu para que fosse lhe preparada uma macarronada para que comece com sua equipe ao final da apresentação. Apesar disso, como os seus colegas de banda e equipe de som partiram antes, ele convidou o pessoal da limpeza para a refeição.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: