Topo

Degraus para se tornar craque com o violão

Confira os 4 degraus que você deve subir para aprender a tocar violão e se tornar um ótimo músico seja profissional ou para diversão com amigos!
Publicidade
Comente

Sempre somos induzidos a tocar algum instrumento na nossa infância ou temos a curiosidade de aprender. Boa parte busca o violão, pois é pequeno e mais comum. Se este é o seu caso, veja abaixo alguns degraus que devem ser respeitados no aprendizado.

Para aprender a tocar violão, não precisa fazer aulas. Basta ter disciplina, perseverança e muita vontade! Confira o caminho a ser trilhado para alcançar o sucesso!

Degraus para se tornar craque com o violão

Degrau 1# – Base

O primeiro passo para quem encosta pela primeira vez em um violão é aprender a tocar base. Base é o nome dado para os acordes que dão melodia e acompanham o ritmo da música. Este é o maior atrativo deste instrumento musical: basta tirá-lo da capa e fazer um som. Todos podem cantar juntos, criando mais diversão.

Comece com acordes simples e com o menor número possível dentro da música. “Que país é esse?”, do Paralamas do Sucesso, e “Tente outra vez”, do Raul Seixas, são boas escolhas para iniciantes. Basta um pouco de treinamento e elas soarão perfeitamente.

Degrau 2# – Pestana

Depois que você consegue tocar músicas com acordes simples, como sol, mi, dó e ré, é hora de subir mais um degrau e aprender os acordes que têm pestana.

Um acorde com pestana é aquele que o dedo prende mais de uma corda na mesma casa, ou seja, prende a casa 1 da corda 1, 2, 3 e 4 ao mesmo tempo, por exemplo. Para iniciantes, esta é uma tarefa muito complicada, pois precisa de firmeza e agilidade nos dedos, já que há muitas trocas de acorde nas músicas e ela não pode perder o ritmo.

É importante ter muita calma neste momento e treinar todos os dias para aperfeiçoar.

Degrau 3# – Solo

Este é o momento que todos adoram! Os solos arrepiam e dividem quem sabe e quem não sabe tocar, não é mesmo? Errado! Solos são fáceis de serem feitos, mas ele está no terceiro degrau, pois é importante aprender a tocar base, e ser muito bom nisso, do que tocar solos que foram feitos para guitarra.

Muita gente pula direto para este degrau e sofrem para entender base ou não tem paciência. Solo com violão combina, mas apenas algumas músicas, aquelas que não necessitam de tanto efeito que estão presentes nas guitarras com pedaleiras.

Degrau 4# – Dedilhado

Este é o degrau final e que mostra quem realmente é bom com o violão! Um bom dedilhado mistura base com acordes em pestana e solos. Cada dedo toca uma corda, fazendo sons maravilhosos.

Para começar, procure por “The Unforgiven”, do Metallica. O dedilhado no início é fácil de ser aprendido e lhe dará uma boa noção.

Nona sinfonia de Beethoven – Ode to Joy – fica extremamente perfeita com dedilhado, pois o dedão marca o compasso e as últimas cordas fazem o solo. Outra música que mostra o que é um dedilhado bem feito é Stairway to Heaven, do Led Zeppelin.

Confira uma amostra do que é um dedilhado de mestre, por Per-Olov Kindgren. Ele tocou a melodia da música, os solos, além de usar as mesmas notas da voz do grande Robert Plant:


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: