Topo

Aprenda a chutar a bola com mais precisão

Confira dicas de finalização para marcar mais gols jogando futebol. É preciso muito treino para ser eficiente, então mãos à obra!
Publicidade
4.00 / 5 - 1
Comente

Futebol é a paixão do povo brasileiro e é o esporte mais praticado no mundo. Independente da posição, o objetivo é balançar as redes, mas há muitos jogadores que chutam mal.

Se você é um desses com péssima pontaria, confira algumas dicas de treinos para chutar a bola com mais precisão e marcar mais gols!

Aprenda a chutar a bola com mais precisão

Chutar de chapa: especialidade de David Beckham

Chute de diversas formas

No futebol, o que vale é fazer o gol ou acertar o passe. Entretanto, como fazer isso? Há pessoas que se adaptam melhor tocando na bola com a parte externa do pé e há outras que se adaptam melhor chutando com a parte interna do pé.

Para chutar, principalmente os atacantes, gostam de usar o dedão ou o peito do pé. Para descobrir qual deles você se adapta melhor, vá intercalando nos treinos.

Chapa

Este é o nome dado para quem chuta com o lado interno do pé. A precisão é maior, o efeito é criado mais facilmente, mas não é possível bater com tanta força.

Trivela

Trivela, três dedos ou “rosca”, são os nomes usados quando o atrito da bola é criado com o lado exterior do pé. A bola faz um arco bem acentuado, mas, assim como a chapa, fica mais difícil colocar força.

O interessante é utilizar os dois jeitos para fornecer um passe melhor para o companheiro.

Bico

Chutar com o dedão ou “de bico” é bater seco na bola com mais força e sem nenhum efeito. Atacantes são os que mais chutam assim, pois é uma boa forma de finalização com firmeza.

Peito de pé

Talvez o melhor jeito de chutar com força e ainda ter o controle da direção. Como o nome já diz, o jogador chuta com o dorso do pé. Roberto Carlos, por exemplo, conseguia aliar força e efeito chutando desta forma.

Chutar de peito de pé

Chute com o peito do pé na final da Copa do Mundo de 2010

Chute com diferentes forças

É importante, também, conhecer o máximo de potência que você consegue colocar na bola sem que ela perca direção. Verifique se você tem melhor jeito para bater colocado, sem muita força, ou com batida seca, sem se importar com o efeito.

Para tal, treine bastante e você descobrirá!

Mire em lugares aleatórios

Jogadores de futebol fazem isso e você também pode fazer. Separe um dia e passe o período todo chutando a bola na trave esquerda; altere para a trave direita; depois mire no travessão; e assim por diante.

Chutar só por chutar não vai adiantar, é preciso direcionar as finalizações.

Chute de diversos cantos

Em uma partida de futebol, você nunca saberá onde receberá a bola. No treino, chute do lado esquerdo, do lado direito e do centro. Tente também de locais sem ângulos, pois pode se tornar uma boa arma ocasionalmente.

É difícil ser ambidestro?

Há enorme discussão sobre a ambidestreza. Alguns acreditam que é um dom do jogador nascer chutando com as duas pernas e outras dizem que é apenas treino. Acredito que esta qualidade tenha um pouco dos dois.

Com muito treino, você conseguirá desenvolver a direção e a força na perna mais fraca, mas ela nunca terá a eficiência do seu lado melhor. Pelé, por exemplo, era um ambidestro natural, que treinou bastante, mas já tinha pré-disposição para tal.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: