Topo

30 anos de axé: Músicas que marcaram época traduzem a história do ritmo - veja

Tudo sobre o mundo musical e trajetória dos artistas aqui no Click Grátis! 30 anos de axé: Músicas que marcaram época traduzem a história do ritmo - veja
Publicidade
Comente

O axé tomou conta do Brasil principalmente nos anos 90, sendo a grande sensação nas festas e programas de TV. E agora, embora não pareça, em 2015 o ritmo completa 30 anos de existência, reunindo ao longo de sua história alguns memoráveis sucessos.

Leia também:

A seguir você poderá relembrar algumas das músicas que ajudaram a traduzir a essência do ritmo ao longo dos anos. Veja!

30 anos de axé: Músicas que marcaram época traduzem a história do ritmo – veja

30-anos-de-axe

Daniela Mercury

Fricote

Publicidade

A música que marca o início do sucesso do axé é Fricote, de Luiz Caldas. O trecho “Nega do cabelo duro, que não gosta de pentear” era cantado por todos no Brasil, dos pequenos aos mais velhos. Ela foi a primeira música a receber o titulo de axé music, batizado pelo jornalista Hagamenon Brito.

Canto da Cidade

O Canto da Cidade foi um dos maiores sucesso da cantora Daniela Mercury, e a canção é uma forma de exaltar o povo de Salvador, que usava as ruas como forma de resistência à discriminação. A importância da música se estendeu até mesmo à política, já que foi trilha sonora do impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992.

Beija-Flor

A canção Beija-Flor, fez com que Timbalada – grupo criado por Carlinhos Brown com jovens talentos de Salvador – caísse nas graças do público. A Música foi pontuada pelo som característico do grupo, com batida mais marcada no timbau.

Ralando o Tchan

Publicidade

Pode se dizer que a musica Ralando o Tchan foi o grande auge do grupo “É o Tchan”, composto por Beto Jamaica, Compadre Washington, jacaré, Carla Perez e Scheila Carvalho. O grupo trazia um som com elementos do samba de roda, com coreografia e dançarinas sensuais.

Sorte Grande

A música Sorte Grande, ou Poeira, como muita gente a conhece, foi um dos grandes marcos da carreira de Ivete Sangalo, que passou a ser aclamada com a principal cantora de axé do Brasil, posto outrora pertencente à Daniela Mercury. A bela baiana aliás, seguiu os passos de Daniela, apresentando porém um axé mais pop e radiofônico, com pitadas de MPB e romantismo.

100% Você

100% Você foi lançada em 2004 pelo grupo “Chiclete com Banana”. A canção deu um novo gás para os artistas e lhes garantiu um disco de ouro. Até os dias atuais, o “Chiclete com Banana” é reconhecido como um dos maiores representantes das micaretas que usam mistura de rock e pop com axé.

Lepo Lepo

Sucesso no ano passado, o hit Lepo Lepo obviamente não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, é também parte da fase atual do axé. O hit foi emplacado pelo Psirico, que trouxe uma nova proposta para o ritmo, apresentando uma mistura de pagode com arrocha. Outros grupos como o Harmonia do Samba e Parangolé também seguiram a mesma linha de música.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: