O ano de 2025 deve ser marcado por alguns conceitos e tendências de moda um pouco diferentes daqueles que normalmente aparecem nas previsões. Pelo menos essa é a aposta do Pinterest, que acabou se consolidando como a maior rede social de compartilhamento de fotos do planeta. A empresa divulgou algumas tendências que devem surgir no mundo da moda ao longo dos próximos meses.
Uma das tendências que mais chamou a atenção nessa lista criada pelo Pinterest acaba fazendo referência a um estilo que, há algumas décadas, se tornou uma febre e uma marca não apenas de uma escolha de roupa, mas de um estilo de vida que tinha como principal propósito combater e ir contra tudo relacionado ao sistema e às regras da sociedade: o punk.
Mas parece que esse ideal acabou se adaptando para esse novo momento. Ou seja, a ideia é colocar toda a ideia dos protestos contra a sociedade, mas pegando carona em uma preocupação cada vez mais latente na sociedade: o meio ambiente. E isso deu origem ao termo ecopunk, apontado como uma tendência de moda para o ano de 2025.
O que é o ecopunk?
Antes de entender o que é a proposta dessa nova tendência chamada de ecopunk, é importante entender o que foi o movimento punk e como ele acabou se tornando muito importante para as diversas mudanças sociais que aconteceram ao longo das últimas décadas.
De uma forma geral, ele é considerado um estilo dentro de um movimento maior, de contracultura, que acaba englobando todas as ideias que se propunham a um estilo de vida diferente daquele da cultura dominante, seja local ou global. No caso do movimento punk, ele tinha algumas características, incluindo a autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura.
O surgimento do movimento, de uma forma geral, acabou sendo criado nos Estados Unidos ao longo da década de 1970, mais precisamente durante o final da primeira metade. Muitos eventos são considerados como importantes para a criação do punk, sendo que um dos mais importantes foi uma manifestação cultural musical.
Por volta do ano de 1974, os frequentadores do clube de música "Country Bluegrass and Blues" - CBGB (em Nova Iorque) e o underground local formaram, ou apoiaram, bandas contra o então prog rock e hippie (uma das referências é a banda Ramones), cultivando a filosofia da individualidade e a independência. Esse acaba sendo um dos marcos em um movimento que se tornou famoso no mundo inteiro.
Ele se consolidou como um dos principais movimentos de revolta ao redor do planeta. E agora parece que o movimento punk vai acabar ganhando uma releitura, que é justamente o que está sendo chamado de ecopunk.
As gerações mais novas parecem estar muito mais preocupadas com as questões relacionadas ao meio ambiente, inclusive como uma forma de lutar contra o que é considerado como sistema, já que as grandes corporações e o sistema capitalista acabaram sendo considerados culpados por tudo o que está acontecendo. Além disso, os mais jovens estão vendo, cada vez mais, os efeitos dessa interferência humana.
E o Pinterest acabou identificando uma tendência cada vez maior de buscas por termos como “casa solarpunk”, “moda solarpunk” e “jardinagem caótica”.
Outras tendências de moda apontadas para 2025
Além desse termo ecopunk, o Pinterest acabou identificando outros termos que podem surgir como tendência de moda para o próximo ano:
Par de vaso
Tudo indica que uma das grandes febres de moda para o ano de 2025 deve ser a combinação de roupas por diferentes pessoas. E não estamos apenas falando de casais que optam por usar a mesma combinação, mas também de trios e até mesmo de uma quantidade maior de pessoas usando esses trajes combinando. A ideia é, basicamente, conseguir combinar não apenas a roupa, mas também demonstrar para os outros um tipo de ligação ou de união entre essas pessoas.
Al mare
Um outro tipo de combinação de roupa e uma tendência que surge para o próximo ano é uma atitude marítima descontraída. As roupas que aparecem como parte dessas escolhas de tendências estão os casacos de tricô trançado, tops listrados e até tatuagens de sardinha. Ou seja, parece que os jovens querem esse maior contato com o universo marítimo.
Motomoda
A geração Z parece estar interessada em demonstrar rebeldia utilizando elementos exagerados, como grandes bolsas de couro, saia esvoaçante, bota de motoqueiro e um pouco de franja.
Comentários (0) Postar um Comentário