Nada pior para as pessoas que possuem cuidados com o rosto do que o surgimento de espinhas. Mas isso se torna ainda pior quando as espinhas surgem logo depois que as pessoas realizam determinado tipo de tratamento, como uma nova skincare. Mas esse acaba sendo um efeito bastante comum e inesperado para quem não se informa sobre esses procedimentos.
Basicamente, as pessoas acabam tendo, em um primeiro momento, os efeitos contrários do que se espera com a adoção de alguns tipos de produtos que promovem skincare. Ou seja, o surgimento de espinhas e alguns tipos de manchas e marcas. Esse efeito possui um nome, que é o purging.
Entenda melhor o que é o purging e como, apesar de parecer ser algo muito ruim, pode ser um efeito bastante benéfico para a saúde da pele de uma forma geral:
O que é o purging?
Para quem conhece as palavras em inglês e já se arriscou em fazer a tradução do termo, nesse caso temos basicamente a aplicação do significado original, mas adaptado a esse movimento que acontece. O purging nada mais é do que o “expurgo” da camada mais interna da pele. É como se realmente a pele estivesse expulsando tudo o que existe de ruim para começar o processo de renovação de uma forma mais efetiva.
Quando acontece o purging?
Normalmente, esse procedimento acontece a partir do momento que as pessoas começam um tipo de tratamento para a pele do rosto, utilizando um produto novo, que ainda não havia sido utilizado anteriormente. Além disso, existem determinados produtos que normalmente têm esse efeito, como os que são feitos à base de vitamina C e retinol.
Por que o purging acontece?
Esse tipo de reação acontece a partir da ação desses produtos, que acabam renovando o processo celular de uma forma geral. Muitas pessoas acreditam que esses produtos acabam “criando” as espinhas e os cravos que normalmente surgem no rosto, mas isso não é verdade.
O que esses produtos promovem é a expulsão de coisas que já iriam “inflamar” o rosto de uma forma geral. E isso, mesmo que tenha um efeito muito negativo, especialmente para quem estava esperando um resultado mais imediato, com uma limpeza de pele mais efetiva visando um determinado evento, por exemplo, é algo benéfico para o rosto, ajudando o organismo a se livrar de tudo isso.
Purging ou breakout?
Esses dois termos em inglês normalmente são utilizados para definir determinadas reações que o corpo tem diante dos tratamentos feitos visando melhores resultados estéticos no rosto. Mas eles são bastante diferentes, representando até mesmo dois opostos.
Ou seja, enquanto as espinhas do purging refletem o processo de limpeza da pele, a acne do breakout significa uma má recepção da pele. Para quem tem alguma dúvida da diferença, existem algumas dicas que podem ajudar a identificar as espinhas que surgem nos dois casos.
No purging, normalmente a espinha ou a acne surge em locais onde elas já apareciam antes da pessoa fazer os tratamentos, ou em áreas que começam a ficar vermelhas antes do surgimento das espinhas.
Já no caso do breakout, a acne normalmente surge em locais novos, onde as pessoas não tinham anteriormente observado o problema. Além disso, essas espinhas normalmente desenvolvem-se em grandes cistos.
Portanto, enquanto o purging está colocando a inflamação para fora e, assim, vai curar a inflamação rapidamente, o breakout é caracterizado justamente pelo movimento contrário, em que a irritação que está ocasionando a acne se estende até que o uso do produto causador da reação seja interrompido.
Como tratar o purging?
Diante do susto que muitas pessoas podem tomar com o surgimento de diversas espinhas no rosto, um dos primeiros movimentos costuma ser buscar um tratamento para resolver o problema o quanto antes. O problema é que o purging já é uma reação do próprio tratamento.
Normalmente, essas espinhas surgem e desaparecem mais rapidamente, justamente em função de todo o processo de renovação celular, sem a necessidade de fazer qualquer outro tipo de tratamento. Mas, caso as pessoas percebam um aumento da acne, pode ser interessante buscar ajuda com um médico dermatologista.
Uma dica, nesse caso, é iniciar qualquer tipo de tratamento focado no rosto com um pouco mais de antecedência em relação a algum tipo de compromisso ou de ocasião especial. Nesse caso, as pessoas terão um tempo para que o purging aconteça, colocando todas as espinhas para fora, e depois as próprias sequem e a renovação celular aconteça.
Além disso, pode ser interessante iniciar esses tratamentos novos aos poucos, para acompanhar como será a resposta da pele.
Comentários (0) Postar um Comentário