Topo

Casaco feminino: confira dicas para escolher o modelo ideal

Saiba como escolher as peças mais interessantes de acordo com a ocasião.
Publicidade
Comente

Os casacos acabaram surgindo como uma evolução das primeiras peças utilizadas pelos seres humanos para se proteger não apenas do frio como também de outras condições climáticas desfavoráveis. Os primeiros homens passaram a utilizar peles de animais por cima das regiões das costas e dos braços como forma de se aquecer e de se proteger. 

Casaco feminino: confira dicas para escolher o modelo ideal

No decorrer do processo de evolução da criação das peças de roupas, sempre foram criadas roupas destinadas para proteger justamente a parte de cima do corpo, especialmente aquelas que que ofereciam uma proteção maior no caso dos frios e dos tempos mais chuvosos.

Portanto, é uma tarefa muito complicado conseguir identificar o momento, de forma precisa, que os casacos utilizados pelos seres humanos de fato passaram a ser utilizados. Mas existem alguns registros históricos que apontam o momento no qual essas peças de roupa, de fato, passaram a ser conhecidas como casacos. 

Publicidade

Um dos registros mais famosos sobre o tema remete ao ano de 1853, fazendo referência ao nome de um alfaiate britânico bastante famoso, chamado John Emary. Ele se tornou uma figura conhecida especialmente por ter a tarefa de projetar roupas para as pessoas que faziam parte da nobreza. E a ele acaba sendo creditada a criação dos casacos modernos.

A partir deste momento foram sendo criados os mais variados modelos de casaco para atender as demandas das pessoas, com diferentes formatos, formas, tecidos e acessórios. Eles acabam sendo utilizados tanto por homens quanto por mulheres, inclusive com alguns cortes bem parecidos para ambos os gêneros.

Confira algumas dicas para que as mulheres consigam escolher os casacos mais bonitos e indicados para cada situação:

Tenha diferentes jaquetas para cada clima

Publicidade

Existem diversos modelos de jaquetas que podem ser encontradas atualmente e que vestem as mulheres, e muitas delas acabam atendendo as demandas específicas de um tipo de clima. Para aquelas que vivem em locais onde existe uma grande variedade de condições climáticas, pode ser interessante em investir em cada uma dessas categorias. 

Por exemplo, a jaqueta impermeável acaba sendo muito interessante para manter as mulheres secas durante os dias mais chuvosos. Já a corta-vento ajuda a se proteger do frio, especialmente para quem anda muito em ambientes externos. Uma outra jaqueta muito interessante para os dias mais frios, também que ajudam a proteger do tempo mais úmido, é a Puffer, com seu enchimento. 

Prefira tecnologias modernas de impermeabilidade

A impermeabilidade é um dos elementos mais importantes nos modelos de jaquetas de uma forma geral. Mesmo que o inverno seja uma estação, teoricamente, mais seca, diversas regiões do Brasil registram chuvas durante este período, que acabam se tornando ainda mais desconfortantes em tempos mais frios.

As jaquetas que prezam pela qualidade e pelas tecnologias mais modernas do mercado para e evitar que a água e a umidade passem para o interior possuem uma informação na sua etiqueta que indica “classificação de impermeabilidade em milímetros (mm)”. Ela acaba indicando a pressão de água que o tecido suporta antes de vazar. 

Opte pelas jaquetas com boa respirabilidade

Além de se preocupar com água que pode passar do ambiente externo para o interior da jaqueta, é importante se preocupar também com o movimento contrário. Afinal de contas, mesmo em tempos mais frios, é importante que o casaco tenha uma capacidade de permitir que o corpo respire. Caso contrário, as pessoas podem acabar suando bastante e ficando úmidas enquanto está usando a jaqueta. 

Existem algumas tecnologias presentes nas jaquetas que indicam que aquela peça permite que o corpo respire com mais facilidade, ao mesmo tempo que evita a entrada de água externa ou do vento. Geralmente elas são indicadas também na etiqueta. 

Casacos leves são melhores para o dia a dia

Os casacos mais pesados acabam sendo a preferência de algumas mulheres, especialmente aquelas sentem mais frio no dia a dia. Mas nem sempre o fato do casaco ter um tecido mais pesado vai garantir que as pessoas passem menos frio. Além disso, eles podem acabar se tornando muito incômodos para o dia a dia.

Por isso, para as atividades mais rotineiras, os casacos mais leves acabam sendo sempre os mais interessantes, incluindo aqueles que conseguem fazer com que as pessoas se mantenham aquecidas utilizando camadas de ar ou tecidos de alto desempenho. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: