Topo

Mitos e verdades sobre a saúde feminina

Comente

A saúde feminina exige alguns cuidados especiais que vão além da higiene íntima, esses cuidados devem ser recomendados por profissionais médicos da área ginecológica que, por sinal, devem ser visitados a cada 6 meses, no mínimo, em circunstâncias normais.

Na sequência, reservamos uma série de mitos e verdades que podem ser úteis para quem ainda tem dúvidas sobre saúde feminina, e que poderão ajudar entender um pouco mais sobre esse universo, cercado de inverdades valorizadas e verdades essenciais desprezadas.

Mitos e verdades sobre a saúde feminina

mitos-e-verdades-sobre-a-saude-feminina

Calça jeans pode provocar corrimento?

Verdade – Calça Jeans muito apertada pode sim trazer danos à saúde feminina, isso ocorre porque o tecido é grosso e não permite ventilação, principalmente em regiões onde o clima é mais quente. A umidade provocada pelo suor, pode também causar corrimentos entre outros problemas na região.

Ferver ou passar a calcinha com ferro elétrico evita doenças?

Parcialmente verdade – As calcinhas não precisam obrigatoriamente ser fervidas, mas passar as calcinhas com ferro elétrico é válido, pois isso pode sim ajudar a evitar algumas doenças, entretanto, o mesmo efeito pode ser conseguido com uma boa lavagem nas peças. Ao lavar as peças intimas procure usar um sabão neutro e evite lavá-las juntamente com outras peças de roupa. Se ainda assim desejar passar a calcinha, passe apenas o fundo, deixando-o esfriar em um local arejado e limpo.

Não pode deixar a calcinha secando no banheiro

Verdade – Um costume de muitas mulheres é lavar sua calcinha no banho, e até aí tudo bem, o problema, entretanto, está na hora de secar. Como o banheiro é um local úmido, a peça demora mais tempo para secar, ocorrendo então a proliferação de fungos. O mais indicado é que mesmo quando se lava a calcinha no banho, coloque a peça para secar em um local arejado e seco.

Não tem diferença entre sabonete intimo e comum

Mito – Existem algumas diferenças entre o sabonete comum e o íntimo e a principal é o pH de cada um, o sabonete comum tem um pH neutro, já o sabonete intimo possui o pH ácido, para que possa chegar o mais perto possível do pH intimo, ajudando a evitar assim uma possível irritação intima.

Absorvente perfumado pode causar alergia

Verdade – Algumas mulheres possuem irritação por causa do produto utilizado para perfumar o absorvente. Vale ressaltar que nem todas as mulheres vão apresentar esse tipo de problema, isso ocorrerá especialmente àquelas que apresentam uma sensibilidade maior na região.

A melhor calcinha é a de algodão

Verdade – Além do fato de peça de algodão proporcionar maior conforto que a sintética, ela ainda permite uma ventilação na região íntima, ajudando a evaporar a umidade do local.

Posso usar diariamente lenços umedecidos na região intima

Mito – Os lenços umedecidos só devem ser usados em situações de emergência, o uso diário deve ser evitado, pois pode causar coceiras e irritação.

FLUXO MENSTRUAL INTENSO OU COM LONGA DURAÇÃO PODE SER UM INDÍCIO DE MIOMA

Verdade – Há uma variação de mulher para mulher na intensidade e duração do fluxo menstrual, podendo até mesmo haver alterações na mesma mulher de ciclo para ciclo, entretanto, se houver mudança intensa ou frequente, isso pode ser um sinal de presença de mioma ou de outros problemas relacionados aos órgãos internos.

Leia também:

Posso me ferir ou ficar com cólicas por usar absorvente interno?

Mito – Ainda que hoje muitas mulheres tenham receio em usar absorventes internos, o fato é que, se usado de maneira certa, esse tipo de absorvente não causará nenhuma lesão ou atrito na região, entretanto, é preciso cuidado para não colocá-lo muito baixo, pois isso sim pode ocasionar em lesões ou incômodos.

É normal ter coceira vaginal

Mito – Jamais será normal ter coceira vaginal. A coceira pode ser um indício de alguns problemas como alergias, DST’s, irritações por algum tipo de produto, parasitoses, infecções devido o HPV, psoríase e dermatite.

Papel higiênico perfumado causa irritação na região intima

Verdade – Tanto o papel higiênico perfumado quanto o colorido pode causar problemas a mucosa vaginal, principalmente em mulheres que possuem maior sensibilidade.

Posso ter corrimento por ficar muito tempo com biquíni molhado

Verdade – Ficar com biquíni molhado por muito tempo pode causar irritação na vulva e nos genitais externos, principalmente na virilha. Além dos risco de fungos e bactérias.

Posso usar diariamente protetor íntimo

Mito – Algumas mulheres usam protetor de calcinha diariamente com a ilusão de estarem secas e confortáveis, entretanto, ao usar diariamente o protetor de calcinha, deixará a vagina mais quente e úmida, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias e diminuindo as defesas vaginais.

Devo aparar regularmente os pelos pubianos

Verdade – Os pelos pubianos devem ser aparados diariamente para que haja uma higiene mais satisfatória na região, entretanto, ginecologistas recomendam que não sejam aparados totalmente, pois os mesmos são uma espécie de mecanismo de defesa para a região genital.

FAZ BEM DORMIR SEM CALCINHA

Verdade – A região íntima necessita de ventilação, e no dia a dia a mulher tem o costume de usar roupas com tecidos grossos e sintéticos, impedindo que ocorra tal ventilação na região, isso deixa a  vagina abafada e facilita a proliferação de bactérias e fungos. Para evitar esse tipo de problema alguns ginecologistas recomendam que as mulheres durmam sem calcinha sempre que possível para prevenir alguma eventual infecção.

Todo tipo de alteração observada, deve ser sempre relatada ao ginecologista para que ele possa fazer um diagnóstico mais preciso do caso, procedendo, assim, com o tratamento mais adequado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: