Topo

Entenda melhor os rótulos dos cosméticos com essas dicas simples e práticas

Publicidade
Comente

Quando vamos comprar um novo cosmético, é comum olharmos bem a textura e o cheiro do mesmo, ignorando completamente, no entanto, as demais informações, como por exemplo, o próprio rótulo, que é quem mais tem a dizer sobre o referido produto.

Esse comportamento é até certo ponto compreensível porque, além de o brasileiro culturalmente não ser um dos mais adeptos à leitura, existe uma certa dificuldade na compreensão dos padrões e detalhes informados. Saiba, porém, que essa pequena atitude de buscar conferir o rótulo pode ser fundamental para evitar problemas, já que eles devem seguir os padrões definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Isso significa que os produtos devem trazer indicações ou menções terapêuticas, de forma que não induza o consumidor ao erro, não iludindo-o e nem ludibriando-o com informações falas.

Publicidade

O rótulo também deve conter toda a indicação necessária referente ao produto, o que inclui o nome do item, a marca, número de registro, conteúdo, modo de uso, data de validade e muito mais. A seguir você confere algumas dicas para entender melhor os rótulos.

Como ler o rótulo dos cosméticos

Entenda melhor os rótulos dos cosméticos com essas dicas simples e práticas

Ingredientes dos cosméticos

Sem dúvida essa é a pior parte para se entender no rótulo de cosmético, afinal, a nomenclatura dos ingredientes segue uma série de regras específicas adotadas mundialmente. O INCI Name, sigla para International Nomenclature of Cosmetic Ingredients, utiliza um sistema internacional de codificação não apenas para os ativos cosméticos, mas para todos os ingredientes presentes nos produtos, embora não possua idioma específico, sendo baseado em nomes científicos.

Mas uma coisa importante para saber sobre os ingredientes é que geralmente os primeiros compostos são os que estão em maior quantidade, já que são colocados em ordem decrescente. Quer dizer que o primeiro ingrediente listado é o que está mais concentração no produto, enquanto o último é o que está em menor concentração. Dito isso, evite produtos que contenham xenobióticos, substâncias que fazem mal para a pele e para o organismo.

Mais informações em rótulos

Publicidade

Os rótulos também mostram a dosagem dos ingredientes, trazendo a informação ao consumidor sobre a quantidade de cada princípio ativo. Entretanto, isso ainda não é uma regra, e não são todos os rótulos que possuem essas informações, mas se torna um grande diferencial em empresas que têm transparência na descrição de seus produtos.

Validade dos cosméticos

Não use produtos vencidos, pois isso pode gerar alergias, manchas, irritação e sensibilização na pele, além de infecções mais sérias. De acordo com a regulamentação da ANVISA o fabricante é obrigado a indicar para o consumidor o lote e prazo de validade. Isso normalmente é informado na embalagem secundária, a caixinha, que muita gente joga fora ao abrir um cosmético.

Identificação do PAO

Veja também:

PAO é a sigla de Period After Opening ou, em português, período após aberto. Essa informação é representada por um pote aberto com um número dentro, seguido da letra M, que significa mês. Isso indica o tempo pós-aberto em que o produto pode ser usado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: