Topo

Dicas de como cuidar do seu cabelo cacheado

5.00 / 5 - 1
Comente

Houve um tempo em que as mulheres donas de cabelos cacheados ou mesmo ondulados eram escravizadas pelo uso da chapinha, isso porque as que não usavam chapinhas ou secadores precisavam manter suas madeixas presas e encharcadas de creme e gel para mantê-los com baixo volume, felizmente isso foi superado. Na atualidade, os cachos bem definidos têm sido alvo de cobiça de muitas mulheres, afinal dificilmente uma mulher nos dias de hoje deixaria de desejar as madeixas onduladas de Gisele Bündchen.

Com a mudança de paradigma em relação aos cachos, cabe às mulheres atuais a missão de encontrar as melhores maneiras de cuidar do cabelo para que ele possa liberar todo seu potencial de beleza, por isso nesse artigo nos propomos a apresentar algumas dicas nesse sentido para quem possui cabelo cacheado.

Dicas de como cuidar do seu cabelo cacheado

cuidar-cabelo-cacheado

Tipos de cabelo cacheado

O cabeleireiro Denis da Silva, de acordo com um editorial da revista corpo a corpo, concluiu em suas pesquisas que existe mais de 200 tipos de cabelos cacheados, sendo que os mais comuns deles são o crespo, o de molas, o afro, os simplesmente cacheados e os ondulados, especificaremos na sequência cada um deles e em seguida traremos um apanhado geral sobre os cuidados direcionados a cabelos cacheados.

Cabelos do tipo Afro

Os cabelos do tipo Afro podem variar entre fios muito finos ou muito grossos, os cachos são bem curtos e começam a partir de 2 centímetro da raiz. O mais comum entre esses tipos de fios é sua aparência opaca e sem brilho, algo que com os cuidados necessários pode ser contornado.

Cabelos crespo molas

Esse tipo de cabelo costuma possuir cachos maiores e mais bem mais definidos, ele possui a aparência de uma mola, característica que costuma aparecer a partir do tamanho de dois dedos da raiz, e pode ser tanto longo, quanto curto. Assim como o cabelo afro os fios podem ser classificados como fino, ou grossos.

Cabelos cacheados

Cabelos meramente cacheados possuem os cachos bem menos definidos, sendo eles mais soltos e maiores. Esse tipo de cabelo deve ser tratado com cremes emolientes, e uma vez alcançado o nível de hidratação deve-se diminuir na quantidade de condicionador para que ele não perca o brilho e movimento.

Cabelos ondulados

A ondulação desse tipo de cabelo varia muito com o comprimento dos fios. O mais comum é que as ondulações comecem a partir  da altura dos ombros.

Agora que você já conheceu os quatro tipos mais comuns de cachos aprenda, na sequência, algumas dicas para tratar os cabelos cacheados e como manter os cachos definidos.

Independente do tipo de cachos que você possui, mantenha-os sempre hidratados. Apesar de na maioria das vezes os cabelos cacheados aparentarem ser forte, o fato é que muitos deles são finos e frágeis, por isso, é muito importante que quinzenalmente seja feita uma hidratação adequada.

Use produtos indicados especialmente para seu tipo de cabelo

Cabelos cacheados normalmente são mistos ou seja são oleosos nas raiz e seco nas pontas, isso acontece porque o fato do cabelo ser cacheado faz com que os condicionadores atuem apenas na raiz do cabelo não permitindo que a hidratação chegue até as pontas. Para evitar esse tipo de situação deve-se usar shampoo e condicionador especifico para cabelos cacheados, que são os que melhor atendem as necessidades dos fios.

Uma das coisas que mais incomodam as pessoas que possuem cabelos cacheados são sem dúvida os chamados “frizz”, aqueles fiozinhos que não ficam no lugar e estão sempre espetadinhos para cima.

A única forma que controlar os frizz é com o uso de creme sem enxague ou com reparador de pontas, ambos devem ser usados em pequenas quantidades e de forma que fique bem espalhado por toda extensão dos fios.

Quando os cachos não são bem definidos é possível recorrer ao uso do babyliss ou chapinha, para quem não sabe a chapinha não serve apenas para alisar o cabelo é possível fazer cachos bem definidos com a chapinha de forma mais rápida que o babyliss.  Vale notar que independente do método escolhido, é importante escolher equipamento de cerâmica, pois estes danificam menos que os aparelhos de metal.

Por muito tempos os salões incentivavam suas clientes com cabelos cacheados a fazer um corte de cabelo reto, acreditava-se que o corte reto manteria os cachos no lugar, mas esse tipo acabava deixando os cabelos sem movimento.

Hoje em dia os salões indicam cortes mais ousados para quem possui cabelo cacheados, principalmente porque foi descoberto que que se cortado repicado os cachos se definem melhor, ficando com mais movimento e peso nas pontas para que os cachos se formem com naturalidade.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: