Topo

Aroma de rosas sempre fazem sucesso entre perfumes importados e nacionais; Confira!

Publicidade
Comente

Quando se fala em flores normalmente a primeira imagem que vem à mente da maioria das pessoas é a da rosa. Isso geralmente acontece devido à popularidade da mesma, além do fato dela possuir um perfume extremamente agradável, entretanto, o que muitas pessoas não sabem, é que existem tipos diferentes de rosas, cada uma delas com aromas específicos e particulares.

Para se ter uma melhor ideia do que foi dito, vale notar que as rosas amarelas possuem as notas aromáticas mais cítricas e frescas e as rosas de colorações mais escuras possuem um aroma mais marcante, por outro lado as rosas pequenas possuem um aroma mais úmido. Vale ressaltar que é possível alterar aromas misturando as notas aromáticas, e é a partir desse princípio que surgem os perfumes refrescantes usados no verão, ou até mesmo aqueles mais marcantes para mulheres sedutoras, uma tendência de sucesso no mercado de perfumes.

Aroma de rosas sempre fazem sucesso entre perfumes importados e nacionais; Confira!

aroma-de-rosas-perfume

Processo de destilação das rosas – sucesso desde a antiguidade

Publicidade

O uso de flores para o preparo de perfumes é algo muito antigo, os óleos essenciais são conhecidos e usados desde o século quatro antes de cristo e ainda nos dias atuais é uma receita de sucesso. Para obter óleo das flores é necessário que elas passem pelo processo de destilação, e para tanto, as flores devem ser colhidas bem cedo pela manhã, pois quando expostas ao sol seus óleos evaporam no ar.

Trata-se de um processo demorado e bastante trabalhoso, para se ter uma ideia, para obter um quilo de óleo das flores é necessário quatro toneladas delas, e esse é um dos motivos que o preço do quilo é avaliado em cerca de 22 mil reais.

Com o vapor da destilação partes dos componentes aromáticos são removidos, o que deixa o óleo essencial com um aspecto mais espesso e adocicado como o mel, bem diferente do aroma original da rosa.

Publicidade

Um outro procedimento bastante utilizado para preparo de fragrâncias aromáticas, é o tratamento da rosa com solvente, onde a mistura é filtrada e o resultado final é conhecido como absoluto de rosa, nesse caso o aroma fica bem parecido com o de uma rosa fresca, com aparência luminosa e aspecto verde. O valor do absoluto de rosa é bem mais elevado do que o óleo essencial, pois, o processo envolve um número de etapas superior ao do processo de destilação.

Leia também:

Aromas e perfumes Nacionais e importados

O aroma clássico das rosas é de longa data usado por toda sorte de produtos, em 1930, por exemplo, a marca Phebo lançou o sabonete Odor de Rosa, ele possuía uma cor escura e textura diferente, que provocava pouca espuma. Um exemplo mais recente e Nacional de produto que usa aroma clássico das rosas, é o Leite de Rosa, amplamente vendido ainda nos dias atuais em farmácias e outros comércios do tipo.

Sophia Grojsman que é uma perfumista referência no assunto, possui várias criações com rosas, mas apenas três são conhecidas no Brasil. Seu produto mais antigo e conhecido no Brasil é o Paris, de Yves Saint Laurent, que foi lançado no ano de 1983. Embora esse produto seja uma mistura de violetas e rosas, poucos perfumes sejam eles importados ou Nacionais, conseguem traduzir a flor com tamanha suavidade, delicadeza, sensualidade, e romance. Para obter a suavidade da rosa, foram usadas matérias primas como íris e almíscar, que produzem o mesmo efeito do talco. Seu aroma dá a impressão de pó facial ou batom, pois antigamente o pó facial era perfumado com íris.

No ano de 2009 a Yves Saint Laurent fez o lançamento de uma nova versão, a Parrisienne, que também foi criada por Grosjsman. Esse foi um produto mais voltado ao gosto contemporâneo, com notas de frutas vermelhas e acordes adocicados que beiram o comestível.

Nos anos 90, o Trésor, da Lancôme deu foco ao suculento da rosa, que é o lado frutado da flor. O efeito da fragrância lembra o aroma de pêssego e damasco em calda, com um amadeirado de fundo escuro, apesar de sua doçura, o perfume é opaco. O perfume Trésor é mais uma criação de Sophia Grojsman, entretanto, não são todas as pessoas que apreciam esse tipo de fragrância.

O perfume Narciso Rodriguez For Her, na versão Eau de Parfum, concentra notas mais adultas. Seu aroma concentrado com almiscar possui também um leve toque de rosa. Esse perfume não é adocicado e nem possui aroma frutal, o fato de ser seco atribui-lhe um efeito mais moderno.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: