Topo

Ecoturismo: união de praias de Ubatuba, 'desertas', com trilhas ecológicas e fauna variada

Melhores destinos e pontos turísticos, que você deve conhecer! Ecoturismo: união de praias de Ubatuba 'desertas' com trilhas ecológicas e fauna variada
Publicidade
Comente

Na hora de escolher o melhor destino para as viagens muitas pessoas acabam julgando precipitadamente determinadas regiões, não levando em consideração as surpresas que estas podem oferecer.

Leia também:

Algo que pode ilustrar o que foi dito, por exemplo, é que a própria região de São Paulo, conhecida pela maioria das pessoas como uma espécie de capital do desenvolvimento urbano e predatório, tem a capacidade de oferecer aos seus visitantes uma rica experiência turística, mesmo para aqueles que procuram contato com a natureza e passeios de caráter ecológico.

Publicidade

Dentre os lugares mais interessantes nesse sentido, destaca-se, por exemplo, a união de praias de Ubatuba, que contempla um núcleo turístico do PESM (Parque Estadual Serra do Mar), complexo que abriga uma imensidão de riquezas naturais para os amantes do ecoturismo.

Ecoturismo: união de praias de Ubatuba, ‘desertas’, com trilhas ecológicas e fauna variada

Abrangendo uma área pontuada por vinte e três municípios, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é o grande destaque do Estado de São Paulo no que diz respeito a passeios ecológicos e contato com a natureza.

Apesar de possuir popularidade relativamente baixa ao redor do País, o local é capaz de proporcionar uma experiência única aos seus visitantes, com atrativos que incluem trilhas ecológicas, fauna variada e muito contato com a natureza, especialmente na altura de Ubatuba, onde é possível encontrar o núcleo Picinguaba. O lugar é responsável por abrigar um conjunto de praias paradisíacas que se revela verdadeira ‘cereja do bolo’, coroando um dos mais belos cenários naturais do planeta.

A união de praias de Ubatuba e as riquezas ecológicas do núcleo Picinguaba

ubatuba-praias

Publicidade

Com uma área de cerca de 45 mil hectares, o núcleo Picinguaba abriga pelo menos dez fantásticas trilhas ecológicas, rodeadas por rica fauna e flora, e abrilhantada por belíssimas cachoeiras de águas no mínimo convidativas.

A área contempla ainda algumas comunidades quilombolas, além, é claro, da atração principal para os amantes de paisagens paradisíacas, que é a união de 5 estonteantes praias de Ubatuba. Na baixa temporada as referidas praias dão ao visitante a nítida sensação de estar sendo o descobridor das mesmas, tamanho o aspecto desértico.

As praias paradisíacas

ubatuba-praia-ecologia

Dentre as praias do local, a mais recomendável para aqueles que estão sem tempo para apreciar a totalidade da experiência, é a ‘Praia da Fazenda‘. Frequentemente aclamada por turistas, a emblemática praia é rodeada por resquícios da Mata Atlântica, além de ser repleta pontuada por areia branca e fofa.

Pra quem está com tempo suficiente pra aproveitar o passeio, vale também a visita às outras quatro praias que compõem o núcleo, que por sua vez, são batizadas de Cambury, Brava do Cambury, Picinguaba e Brava da Almada.

Variedade da fauna e da flora nas proximidades das praias de Ubatuba

ubatuba-fauna-e-flora

Ao enveredar-se na região do núcleo Picinguaba em busca de uma experiência turística, o viajante tem a oportunidade de respirar a fauna, a flora e toda sorte de paisagem natural a cada metro percorrido. Dentre as inúmeras possibilidades, é possível ter contato direto com costões rochosos, matas de encosta, restingas, planícies litorâneas e até mesmo alguns manguezais selvagens.

No que diz respeito à fauna, é possível registrar uma enorme variedade de aves, as espécies incluem o gaturamo-verdadeiro, o piá-cobra, o beija-flor-rajado, o saí-verde e o surucuá-de-barriga-amarela. Além das aves, há ainda uma infinidade de animais que se misturam à paisagem e podem ser observadas pelos olhares mais atentos.

Experiência histórica em meio ao passeio às praias de Ubatuba

ubatuba-historia

Ainda em meio ao núcleo que abriga as praias de Ubatuba, encontra-se o “Quilombo da Fazenda“, que aberto para visitação do público, abriga ainda na atualidade cerca de 130 moradores afrodescendentes, o lugar recebe esse nome por ficar localizado em uma antiga fazenda de escravos.

Os atuais moradores do local mantém em benefício próprio uma casa de farinha movida à roda d’água que data do século XIX, com o instrumento eles produzem a própria farinha de mandioca. Além do alimento, a comunidade quilombola ainda produz e vende lindos artesanatos e instrumentos de cozinha.

O serviço e informações adicionais ao turista

Para visitar o núcleo Picinguaba a partir da entrada oficial do complexo, o viajante deve se dirigir até o km 8 da rodovia BR-101, ponto localizado a não mais que meia hora do centro de Ubatuba.

Um centro de visitantes localizado no referido ponto, é o responsável por fornecer informações a respeito dos passeios, podendo ainda conceder alguns mapas para os trajetos na emblemática região. O horário de funcionamento do centro de apoio ao turista é das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Dentre as opções confiáveis de agências capazes de fornecer uma agradável experiência no local, destaca-se a Mar & Serra, que regularmente oferece pacotes turísticos para o local.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: