Topo

Algumas curiosidades sobre o Butão, um dos países mais misteriosos da Ásia

Comente

Butão é um país pouco explorado pelo ocidente, também conhecido como Reino do Butão, localizado no continente asiático, seu território ocupa o equivalente a 47 mil km², este que fica localizado entre a China e a Índia. Sua capital é a cidade de Thimphu, que conta com mais ou menos 45 mil habitantes, e a principal religião praticada é a doutrina drukpa, esta que é uma divisão do budismo tibetano.

Até 2008 o país contava com uma monarquia constitucional, porém acabou finalizando este tipo de regime, e os butaneses passaram a votar em uma eleição democrática.

Butão é um país “espremido” entre a Índia e a China

A região é geograficamente cercada de montanhas, como a Cordilheira do Himalaia no sul da Ásia, e suas regiões de fronteira ficam entre a China e a índia. Quem visita à região, há uma grande impressão de que o país foi espremido e acabou ficando com uma pequena área territorial.

O país é um pouco menor do que o estado do Rio de Janeiro

Veja também:

O país é bastante pequeno, tendo sua área territorial menor do que o estado do Rio de Janeiro, ou seja, no Brasil temos alguns estados que são maiores do que muitos países do mundo, incluindo Butão. A população local é algo equivalente de 800 mil habitantes, uma população bastante pequena por conta de sua área territorial e a geografia bastante acidentada e montanhosa do local.

O país com o mais jovem monarca reinante do mundo

Desde 2008, a nação passou a contar com votações democráticas da população, porém a monarquia segue, mesmo com esta votação, e é governada pelo rei Jigme Khesar Wangchuck, que tem apenas 39 anos de idade, considerado atualmente o mais jovem monarca reinante do mundo.

Seu pai declarou que a felicidade do povo era mais importante do que as riquezas

Algumas curiosidades sobre o Butão, um dos países mais misteriosos da Ásia

Assim que saiu do poder, e começou a preparar seu filho para o substituir, o rei Jigme Khesar Wangchuck, em 1972, apontou que ele deveria ser escolhido de acordo com a votação popular no futuro, e que a felicidade da população deveria ser mais importante e fundamental do que a soma de riquezas devidamente produzidas por lá.

Butão é o país mais feliz do mundo

Na prática Butão é o primeiro país que mede a felicidade nacional através de um índice conhecido como FIB (Felicidade Interna Bruta), ao invés de enfatizar o PIB, a partir disto o governo local passou a preconizar anseios da população.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: