Com a chegada do inverno, algumas regiões do Brasil acabam passando por uma mudança completa de paisagem e de temperatura. Mesmo que, em grande parte do território nacional, o inverno signifique apenas dias menores e com uma temperatura um pouco mais amena, a região sul e sudeste costuma enfrentar temperaturas bem mais baixas.
Para conseguir enfrentar estes dias mais frios, as pessoas acabam tendo que buscar alternativas e soluções, incluindo a utilização de aquecedores elétricos. Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Confira algumas dicas para conseguir escolher aqueles mais interessantes, de acordo com suas necessidades.
Como funciona um aquecedor elétrico?
O aquecedor elétrico acaba tendo um funcionamento muito parecido com o de um chuveiro, inclusive no consumo de energia. Ele conta com uma resistência elétrica que aquece o ar, que acaba sendo sugado do ambiente e devolvido ao mesmo, já com a temperatura mais elevada. Com isso, eles acabam oferecendo um melhor conforto térmico para as pessoas.
Mesmo todos eles funcionando com base na energia elétrica, o aquecedor elétrico pode acabar sendo encontrado de diferentes formas, incluindo aqueles que se utilizam de óleo, de gás, dentre outros.
Como escolher um bom aquecedor?
Defina o ambiente e a potência
Antes demais nada, é fundamental definir o ambiente no qual o aquecedor será utilizado. O tamanho do espaço vai acabar interferindo diretamente na sua capacidade de funcionamento. Para espaços maiores, as pessoas acabam tendo que adquirir modelos de aquecedores mais potentes. Já para espaços menores, os mais fracos conseguem resolver.
Para escolher a potência que possa ser considerada como a mais interessante para aquecer um determinado ambiente, a dica é levar em consideração um cálculo médio de 10 watts de potência para cada metro quadrado.
Cuidado com o alcance
Existe também uma outra informação que acaba sendo muito importante para conseguir definir a capacidade e a forma como um determinado aquecedor vai se comportar em um determinado ambiente, que é o alcance. Os menos potentes normalmente acabam sendo indicados para aquecer cômodos de 12 metros, enquanto que os aquecedores mais potentes caseiros podem conseguir esquentar ambientes de até 35 metros quadrados.
Principais tipos de aquecedores do mercado
Aquecedor Elétrico Incandescente
Este tipo de aquecedor acaba apresentando algumas vantagens em reação ao custo-benefício para os usuários. Além de ser encontrado por um preço mais barato, ele ainda a caba sendo muito mais simples de carregar e também de guardar. Como ele é mais portátil, acaba sendo muito indicado para as pessoas que querem ficar levando eles de um lado para o outro.
Além de ser mais silencioso que outros modelos, ele ainda deixa o ambiente mais seco. Mas sua potência costuma ser limitada.
Aquecedor Elétrico Termoventilador
Já este tipo de aquecedor acaba sendo composto basicamente por duas peças: uma resistência e também um ventilador. Com isso, ele consegue fazer com que o ar quente circule de uma forma mais efetiva dentro do ambiente. Ele faz também com que o aquecedor consiga chegar mais longe com seu ar aquecido.
Estes aquecedores também acabam conseguindo fazer com que os ambientes fiquem mais secos, sendo muito interessantes para os locais mais úmidos.
Aquecedor Elétrico Halógenos
Já este modelo de aquecedor acaba sendo muito interessante para o pré-aquecimento de um determinado cômodo, uma vez que ele consegue reduzir a quantidade do oxigênio dentro de um determinado ambiente. Ele também costuma ser construído de uma forma portátil, fazendo com que as pessoas consigam transportar eles de uma forma mais fácil de um local para o outro.
Melhores marcas de aquecedores portáteis
Philco – A marca conta com uma série de modelos de aquecedores disponíveis no mercado, e consegue oferecer produtos que realmente tenham uma maior qualidade. Os modelos vendidos pela empresa costumam ser leves e compactos.
Mondial – Essa é uma marca que acabou se destacando bastante dentro do segmento de eletroportáteis disponíveis no mercado brasileiro. Os modelos costumam focar na resistência e também em algumas funções adicionais.
Ventisol – Essa é uma marca que já possui mais de 20 anos de experiência no mercado brasileiro, oferecendo modelos de aquecedores que contam com até 3 níveis de aquecimento, além de rodinhas e outros acessórios para ajudar no transporte do equipamento de um local para o outro.
Comentários (0) Postar um Comentário