Topo

Morre atriz Regina Dourado. Relembre a carreira dela

Comente

Faleceu na manhã deste sábado dia 27 de outubro de 2012, a famosa atriz Regina Dourado, que tinha 59 anos, no Hospital Português em Salvador. Regina veio a sofrer uma parada cardíaca e estava internada em estado grave, em coma induzido na UTI do hospital, lutando sempre contra câncer de mama com metástases desde o último dia 20 de julho de 2009. A atriz vinha lutando contra a doença por muito tempo que foi diagnosticada precocemente porém ela não resistiu a esta luta.

A atriz veio a descobrir nódulos malignos em um dos seios no ano de 2003 e durante alguns anos passou por cirurgias, sessões de quimioterapia e também radioterapia.

O velório foi realizado aberto ao público no Cemitério da Saudade, em Salvador, e teve seu início previsto para as 16 horas. O corpo de Regina foi cremado neste domingo dia 28 em uma cerimônia fechada para familiares e também amigos da atriz.

Publicidade

O irão da Atriz Regina, Oscar dourado, fez um pedido aos amigos e também ao público no último dia 24 durante uma conversa realizada com a apresentadora Sônia Abrão, em um programa chamado Atarde é Sua, na Rede TV!.

A situação era complicadíssima, e ela estava em metástase, em um estágio de transição, onde as pessoas foram solicitadas para orarem para que essa transição seja a mais amena possível para ela.

E por saber que o estado de sua irmã era muito grave, já que estava em coma, Oscar pediu para que os fãs se lembrem de como era Regina antes de contrair a doença.

Publicidade

Disse ainda que as pessoas deveriam ter a visão dela como uma mulher independente, vendedora, conseguindo sucesso na profissão e criando seu filho, por este motivo pediu que a pessoas guardassem esse tipo de imagem dela.

Regina Dourado foi internada após uma piora por recorrência de sintomas de câncer de mama, que vinha enfrentando desde 2003, em um estado de saúde que era bastante grave. A atriz estava sedada e com poucos momentos de lucidez, um quadro irreversível, comentou o irmão da atriz em uma publicação. Disse ainda que estão em momentos muito difíceis que todos os familiares estão do lado dela para que fosse e se sentisse muito amada. Por este motivo a família estava lá para dar carinho.

Regina passou a dar entrada no hospital no último sábado, dia 20 devido a algumas complicações com sua saúde. Além disso seus últimos trabalhos na televisão foram realizados nas novelas América da Globo, e também Bicho do Mato e Caminhos do Coração ambas realizadas na rede Record. Apesar disso uma de suas personagens mais representativas foi Lucineide Salgado, em Explode Coração que tinha o famoso bordão “Stop Salgadinho” dizendo isso para o marido Salgadinho que era interpretado por Rogério Cardoso.

Regina Dourado, que se chamava Regina Maria Dourado nasceu no interior da Bahia no ano de 1953. Desde cedo começou a carreira como atriz no teatro da Companhia Baiana de Comédia. Porém apenas 10 anos depois a partir de 1978 que passou a fazer parte do núcleo da Globo em um especial de  Quincas Berro D´água atuando ao lado de Paulo Gracindo.

Desde aquela época Regina Dourado seguia com uma bem sucedida carreira na televisão e no cinema. Realizando entre novelas e minisséries que a atriz estrelou estão as famosas Pai Herói; Cavalo Amarelo; Rosa Baiana; Lampião e Maria Bonita; Pão, Pão, Beijo, Beijo; Roque Santeiro; O Pagador de Promessas; Felicidade, O Sorriso do Lagarto; Tereza Batista; Renascer; Tropicaliente; Explode Coração; O Rei do Gado; Anjo Mau; Andando Nas Nuvens; Esperança; Seus Olhos, América; Bicho do Mato; Caminhos do Coração.

Foi então na novela Explode coração que Regina Dourado emplacou seu bordão que era repetido por vários brasileiros “Stop, Salgadinho! Stop”. Na trama a atriz vivia Lucineide, que era casada com Salgadinho interpretado por Rogério Cardoso. E por esse papel chegou até mesmo a ganhar um prêmio de melhor cena no Prêmio Cassiano Gabus Mendes – No Vídeo Show.

Além disso a atriz fez grande sucesso no cinema, e a atriz foi bastante reconhecida. Além de receber o prêmio de melhor atriz coadjuvante através do Festival de Cinema de Recife pelo aclamado Espelho D´Água – Uma Viagem pelo Rio São Francisco Regina Dourado recebeu um prêmio, que era dirigido por Marcus Vinicius César. Além de também ter ganho três prêmios como melhor atriz em Tana’s Take, Tigipió e Corpo em Delito.

Entre os diversos seriados e minisséries, participou de produções como  “Lampião e Maria Bonita” (1982); “O Pagador de Promessas” (1988); “O Sorriso do Lagarto” (1991); “Tereza Batista” (1992).

Além disso no teatro, Regina Dourado atuou em séries como “Vidigal”; “Memórias de um Sargento de Milícias”; “Declaração de Amor Explícito”; “Rei Brasil 500 Anos”; “Uma Ópera Popular”; “Tratado Geral da Fofoca”; “Paixão de Cristo” (2011 e 2012 – Salvador) no papel de “Maria, mãe de Jesus”.

Além disso no cinema fez diversas participações em filmes de sucesso como “Sandra Rosa Madalena” (1978) como uma cigana dançarina, em “Amante Latino” (1979); cantou para a trilha sonora de “O Encalhe – Sete Dias de Agonia” (1982); “Baiano Fantasma”, em 1984; “Tigipió – Uma Questão de Amor e Honra”, (1986); “Corpo em Delito” (1990); “Corisco & Dada” (1996); “No Coração dos Deuses” (1999); “Espelho D`água – Uma Viagem no Rio São Francisco” (2004).

Ainda no carnaval de 1997 a cidade de Salvador, participou de diversas homenagens ao escritor Jorge Amado, sem interpretada como papel de Tieta, ao lado de artistas como Gilberto Gil, Maria Betânia e outros.

A atriz depois que foi para o hospital não teria mais esperanças de recuperação, a família estava completamente conformada, esperando apenas que o coração da atriz parasse de bater.

A atriz depois de enfrentar tratamento de quimioterapia e também radioterapia, Regina passou a se recuperar da doença voltando a atuar na televisão e no teatro, de acordo com informações da família, em 2010 a atriz descobriu um novo nódulo no outro seio fazendo novas cirurgias para retirada de mama e gânglios axilares, já neste último ano a atriz vinha enfrentando o tratamento realizado com muita dificuldade.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: