No último domingo, dia 6 de outubro, milhões de brasileiros compareceram às urnas para votar e escolher os novos representantes para comando da prefeitura local e também para as câmaras de vereadores. Estes agentes públicos são fundamentais para que uma cidade possa ser administrada e que tenha leis que possam beneficiar a população de uma forma geral.
E, como é muito comum no Brasil já há algumas décadas, muitas pessoas que se tornam celebridades ou apenas conhecidas de um determinado tipo de eleitor tenta a sorte para conseguir um destes cargos. Mas nos últimos a quantidade de pessoas de fora do mundo da política que tentam as vagas aumentou consideravelmente, espeialmente em virtude da internet e das redes sociais, que fez com que muitas pessoas se tornassem conhecidas da noite para o dia.
Confira algumas celebridades que concorreram nas eleições deste ano e confira como elas se saíram
Datena (PSDB) – não eleito
O jornalista José Luiz Datena, muito provavelmente, acabou se tornando a grande celebridade que disputou as eleições deste ano de 2024. Ele tentou o cargo de prefeito da cidade de São Paulo. Mesmo que ele já tenha se declarado como pré-candidato em eleições passadas, somente nesta ele seguiu até o final.
O candidato acabou ficando conhecido em virtude do episódio que se tornou famoso nas redes sociais, no qual ele desfere uma cadeirada durante um debate, ao vivo, contra o adversário Pablo Marçal. Datena amargou a 5ª posição no final da apuração, e nas entrevistas que concedeu posteriormente afirmou que foi um desempenho “péssimo”. O jornalista acabou amargando ainda o fato de ter conseguido o pior desempenho da história do PSDB na disputa pela prefeitura da capital.
Ana Carolina Oliveira (Podemos) – Eleita
A cidade de São Paulo acaba concentrando a maior quantidade de pessoas “famosas” na disputa pelas eleições. Neste caso, temos uma celebridade que surge a partir de uma grande tragédia, que se tornou conhecida em todo o Brasil. Ela é mãe de Isabella Nardoni, assassinada no ano de 2008.
De acordo com os dados oficiais divulgados ao final da apuração, ela conseguiu 127.343 votos, sendo a segunda mais votada no município mais populoso do Brasil e a terceira no país. As principais propostas que foram citadas como parte da plataforma da candidata estavam centradas na defesa das vítimas de violência.
Leniel Borel (PP) – Eleito
Mais uma celebridade que nasceu a partir de uma tragédia, mas neste caso estamos falando da cidade do Rio de Janeiro. Ele é o pai do menino Henry Borel, morto há três anos no apartamento em que morava com a mãe e o padrasto. O caso ganhou repercussão nacional, especialmente em virtude do padrasto ser um importante político da capital carioca também.
As propostas que foram citadas por Leniel como parte da sua plataforma giram em torno da defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Até o momento o caso ainda não teve um desfecho, pois os principais acusados pelo Ministério Público, mãe e padrasto de Henry, não foram julgados ainda.
Zilu Camargo (União Brasil) – Não eleita
Nem sempre um nome que é considerado como mais conhecido do público acaba conseguindo ganhar de nomes que são considerados como “recém celebridades”. Zilu Camargo, que se tornou conhecida por ser a ex-mulher do cantor Zezé di Camargo e que também aparece, frequentemente, envolvida em polêmicas, possui um nome que pode ser considerado conhecido de muitas pessoas.
Mas ela não conseguiu converter isso em votos. Ela tentou se eleger como vereadora da cidade de São Paulo, mas não obteve sucesso.
Babu Santana (PSOL) – Eleito como suplente
Babu Santana é um nome conhecido no meio artístico brasileiro há muitos anos, atuando em diversas produções nacionais para o cinema e também sendo considerado como um grande artista de teatro. Teve algumas oportunidades na televisão ao longo da sua carreira, mas se tornou realmente conhecido em território nacional depois de participar do reality Big Brother Brasil.
Ele tentou se eleger como vereador da cidade do Rio de Janeiro, e conseguiu votos suficientes para entrar na lista de suplentes.
Dudu Camargo (Republicanos) – Não eleito
Jornalista que se tornou conhecido por ser apresentador, durante muitos anos, de alguns telejornais do SBT. Mas depois de se envolver em uma série de polêmicas, acabou deixando atuar diretamente como jornalista na televisão. Ele tentou se candidatar como vereador na cidade de São Paulo, mas não conseguiu.
Comentários (0) Postar um Comentário