Topo

Futebol: o único esporte em que o atleta não precisa ser perfeito

O esporte mais praticado do Mundo é o futebol. Por que será? O que leva bilhões de pessoas na Terra a se apaixonarem pela pelota? Veja esta criativa análise
Publicidade
Comente

O esporte mais praticado do mundo é o futebol. Por que será? O que leva bilhões de pessoas na Terra a se apaixonarem pela pelota e balançar das redes? Por que, também, todo mundo joga e sonha em ser um jogador?

Primeiramente, o grande ponto positivo do esporte para a garotada é a facilidade de modificação e interpretação das regras, bem como a falta de necessidade em utilizar grandes espaços. Com duas pessoas, é possível jogar chute ao gol. Se nenhuma delas tem bola, então uma bexiga ou emaranhado de meias resolve o problema. Isso implica que desde as pessoas mais pobres até as mais ricas, todas podem jogar futebol.

O fato de ele ser tão apaixonante pode ser explicado pela falta de habilidade dos jogadores. Este esporte é o único que não cobra que o jogador seja extremamente eficiente naquilo que ele faz. Tanto é verdade, que os jogadores trocam de posição a todo o momento, estão em todas as partes do campo, mas não sabem sequer os fundamentos da sua posição natural. No basquete, por exemplo, um pivô não joga de ala e armador (a não ser que seja o LeBron James).

Abaixo vamos comparar o futebol com outros 2 esportes e discutir melhor esta teoria.

Futebol Frango Goleiro

Futebol x Tênis

O tênis nunca foi um esporte muito cultuado aqui no Brasil por requerer uma quadra devidamente calculada e raquetes que custam caro. Todavia, tivemos bons tenistas, como o Guga.

Se pararmos para analisar o ranking da ATP, veremos que os 100 primeiros jogadores do mundo são bons! Indo mais além, até a 500ª posição, pelo menos, todos os atletas tem ótimos fundamentos. Todos eles são capazes de sacar forte e com direção, além de acertar backhands e forehands em vários pontos da quadra.

Um lateral de futebol treina por décadas e se aposenta sem saber como cruzar. A cada 10 tentativas, uma vai certa, enquanto um tenista acerta ao menos 7 golpes dos 10 que tentou.

Futebol x Vôlei

Esta comparação é mais direta: um armador do futebol e um levantador de vôlei. Os meias que deveriam ser os maestros das equipes conseguem passar um jogo inteiro sem deixar os atacantes na cara do gol. Muitos não acertam passes, se escondem do jogo e se tornam um jogador a menos em campo.

No vôlei, o levantador, ou seja, o armador da equipe, participa a todo o momento e este acerta, ao menos, 90% dos passes que tentou! Muito raramente vemos um passe errado. Quem faz isso no futebol? Xavi e Iniesta, apenas.

Conclusão

O futebol é o único esporte que dá margem para o atleta ser muito ruim. Atualmente, eles cobram resistência e força física, mas esquecem dos atributos técnicos. Atacantes não sabem chutar, laterais não sabem cruzar e meias não sabem tocar.

O que explica um jogador passar 30 anos de sua vida inserido no esporte e não saber realizar fundamentos tão básicos? A resposta da pergunta é uma incógnita, mas talvez este seja o fator que torna o Futebol um esporte tão amado no mundo inteiro.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: