Topo

Como praticar ciclismo profissional no Brasil.

Comente

ciclismo-profissional-brasil

No ano de 1985 foi inaugurado em São Paulo o primeiro velódromo do Clube Atlético Paulistano, local responsável pelas principais provas do ciclismo que aconteceram na época. Só depois surgiram outras opções de locais para a pratica do esporte no Brasil, como o Clube Brasil, o Ciclo Clube Ardanuy e o Bom Retiro.

A necessidade por uma maior organização culminou com a fundação da Federação Paulista de Ciclismo em 1925. Mesmo assim, a modalidade ainda não estava consolidada, recebendo maior fôlego com a criação da 9 de julho, a mais tradicional competição da modalidade, que nasceu em 1933 e é disputada até hoje.

Anos de aprimoramentos do esporte e dos locais onde o ciclismo poderia ser praticado no Brasil culminaram na construção do único de velódromo a nível internacional que fica no Rio de Janeiro e foi construído especialmente para os Jogos Pan-americanos que ocorreram na cidade a poucos anos atrás.

Apesar de o Brasil não possuir grande incentivo para este tipo de esporte, o país já foi compeão de ciclismo em vários eventos olímpicos oficiais, como Olimpíadas, Jogos Pan-americanos e Copas de Ciclismo Olímpico espalhadas pelo mundo.

Para as próximas Olimpíadas, que serão realizadas no Brasil, o governo irá investir em novas pistas de ciclismo e na reforma e na melhoria da pista que já existe no Rio de Janeiro. Com isso o esporte tem grandes chances de se desenvolver dentro do país e possuir cada mais adeptos da pratica do ciclismo.

O brasileiro é famoso por dar o seu “jeitinho” em tudo e no ciclismo a coisa não é diferente. Vários estados do Brasil como São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná fazem anualmente grandes competições de ciclismo, onde ruas e avenidas de grandes cidades são fechadas em um dia do ano e centenas de praticantes do esporte concorrem para ver quem sobre no pódio.

Cidades menores também optam por investirem neste tipo de evento em seus calendários oficiais, o que acaba de certa maneira propagando a popularidade do ciclismo, mas não da maneira desejada por muitos praticantes e pelo comitê de ciclismo nacional que pede cada vez mais investimentos no esporte, pois além de gerar, de certa maneira, renda, também contribui e muito para a saúde, podendo ser praticado por crianças, jovens, adultos e idosos.

ciclismo-profissional-brasil-2


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: