Topo

Mesmo sem ter comprado nada, 15 milhões de brasileiros se endividaram - Veja

Comente

Você consegue imaginar como uma pessoa pode se endividar sem sequer ter comprado algo? Pois bem, existem algumas maneiras disso acontecer, mas, a mais comum delas é emprestando o nome para um amigo ou conhecido comprar ou mesmo fazer empréstimos.

Leia também:

Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz traçou o perfil dos consumidores que ficaram inadimplentes depois de emprestarem o nome para terceiros e o resultado foi simplesmente surpreendente. A seguir você confere os detalhes.

Mesmo sem ter comprado nada, 15 milhões de brasileiros se endividaram – Veja

brasileiros-endividados

De acordo com a pesquisa conduzida pelas instituições supracitadas, pelo menos 15 milhões de pessoas no Brasil ficaram ou ainda estão com o nome sujo por ter simplesmente confiado em terceiros que pediram o nome emprestado para fazerem compras ou realizar empréstimos.

A maioria dos endividamentos se deve ao empréstimo do cartão de crédito, (74%) e do cartão de loja (64%). E segundo as informações, o processo para a quitação da dívida feita por terceiros é um tanto quanto longo. Os dados apontaram que 53% dos atuais inadimplentes estão na situação há mais de três anos.

Em declarações, o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, sugeriu ser conhecedor dos motivos que levam uma pessoa a ficar inadimplente no caso de dívidas feitas por terceiros em seu nome. “O consumidor que ficou inadimplente acha que a dívida não é dele, e muitas vezes adia ou renega o pagamento”, afirmou.

Em seguida, porém, Pellizzaro ressaltou que apesar de tudo é o nome da pessoa que está em jogo. “Mas, ainda que ele não tenha de fato contraído a dívida, tem responsabilidade em ter emprestado o nome e a única maneira de sair dessa situação pode ser ele mesmo pagando o valor”, explicou.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: