Topo

Educação financeira para crianças: veja dicas para ensinar aos filhos o valor do dinheiro

As melhores dicas de investimentos e notícias da economia estão no ClickGrátis! Educação financeira para crianças: veja dicas para ensinar aos filhos o valor do dinheiro
Publicidade
Comente

Um dos aspectos mais importantes do processo educacional de uma criança talvez seja o financeiro. Mas em um mundo cada vez mais consumista, a missão dos pais em ensinar o valor do dinheiro aos filhos nem sempre é tão simples quanto parece.

Leia também:

Diante desse cenário, decidimos reunir a seguir algumas dicas inspiradas na opinião de especialistas em educação financeira e que podem ser de grande valia para aqueles que desejam instruir o filho da melhor maneira possível em relação às economias. Veja!

Educação financeira para crianças veja dicas para ensinar aos filhos o valor do dinheiro

educacao-financeira-para-criancas

Ensinar à criança o valor dos presentes

Publicidade

Na hora de presentear a criança é importante escolher um bem que caiba no orçamento familiar. Diante disso, o presente deve ter preço limitado e condizente com essa realidade.

Uma vez comprado o presente, os pais devem conversar com a criança para lhe explicar o motivo pelo qual o presente não pôde ser mais caro. Ensinando-lhe que tudo na vida tem um custo e que o dinheiro vem com o trabalho.

Negocie ‘mesada’ com os filhos

Publicidade

Assim como os adultos, as crianças são constantemente bombardeadas por promoções e ofertas de produtos que lhes interessam. Diante disso, é absolutamente comum que periodicamente elas peçam dinheiro para adquirir aquilo que desejam.

Em meio a esse cenário, estipular um valor mensal de mesada tende a ser a melhor forma de ensinar ao filho o valor do dinheiro, afinal, ele terá que se programar de acordo com seu próprio orçamento mensal para adquirir aquilo que deseja.

Cuidado com as parcelas

As crianças são observadoras por natureza, pelo que, muitas sabem perfeitamente que os pais podem comprar um determinado bem parcelado via cartão de crédito.

Portanto, se o filho mencionar isso ou der sinal de que esperava um presente mais caro mesmo que parcelado, aproveite o momento para explicar-lhe um pouco sobre juros e sobre a importância de poupar para atingir os objetivos.

Ensinando a poupar com cofrinhos

Por natureza, a maioria das crianças gostam da ideia de guardar dinheiro em um cofrinho, então, por que não usar isso a favor da edicação financeira?

Uma dica válida é a de comprar três cofres diferentes, ensinando a criança a guardar em um deles o dinheiro para o sonho de curto prazo (que pode ser um brinquedo ou uma roupa nova), em outro o dinheiro para os sonhos de médio prazo (como uma poupança para compras em uma viagem futura, por exemplo), e no terceiro o dinheiro para sonhos de longo prazo, como a compra de uma nova TV pro videogame, ou do próprio console desejado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: