Topo

Dicas de como aproveitar seu décimo terceiro salário da melhor maneira

Comente

Um dos meses mais esperados pelos brasileiros é dezembro, especialmente porque é nesta época que a maioria das pessoas que trabalham com a sua carteira assinada ganham o décimo terceiro salário, um direito que permite que as pessoas ganhem um salário a mais no final do ano. De acordo com um levantamento feito pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) o 13º deverá injetar este ano algo em torno de R$ 143 bilhões na economia brasileira.

Cerca de 82 milhões de brasileiros devem receber este salário extra, sendo que não são apenas aqueles trabalhadores ativos, mas também beneficiários da previdência social, como aposentados e pensionistas, também acabam recebendo o décimo terceiro.

Mas é importante que as pessoas saibam realmente gastar este dinheiro, afinal de contas, é justamente na época do final de ano que muitos gastos acabam surgindo, como IPVA, IPTU, matrículas das escolas das crianças, compras de natal, férias, etc.

Confira algumas dicas para conseguir aproveitar da melhor forma possível este dinheiro:

dicas-para-aproveitar-decimo-terceiro

Nunca peça adiantamento

O primeiro passo para que as pessoas consigam gastar corretamente o seu dinheiro do décimo terceiro é evitar pedir o adiantamento do pagamento. Hoje em dia muitos bancos oferecem esta possibilidade, da pessoa adiantar o recebimento deste salário para meses anteriores. O problema é que isso é uma espécie de empréstimo, e a partir do momento que a pessoa pega um adiantamento ela já está perdendo um pouco do salário que está ganhando, o que pode não ser um bom negócio.

Pague suas dívidas

O segundo passo para conseguir aproveitar bem este dinheiro é conseguir sanar todas as suas dívidas, especialmente as que porventura já estejam atrasadas. É importante que as pessoas estejam preparadas para quitar algumas destas dívidas com este dinheiro que vai entrar, ao invés de contar com ele já para o consumo.

É importante também que as pessoas tenham noção de que com dinheiro na mão é muito mais fácil negociar com os credores. É possível ter bons descontos, especialmente em dividas que já estão há um tempo atrasadas. É muito mais negócio conseguir pagar a vista com desconto do que parcelar a dívida, já que ela vai se tornar mais uma conta mensal que pode pesar no bolso.

Investindo

Todos os anos é a mesma coisa: o 13º salário chega e as pessoas correm para torrar o dinheiro comprando algumas coisas que, em alguns casos, nem será tão importante assim. Que tal experimentar, neste ano, fazer algo diferente e investir este dinheiro. Existem diversas opções para que as pessoas consigam guardar o dinheiro que está sendo ganho com o 13º salário e ainda receber alguns trocados de juros, que vai depender sempre do tempo que a pessoa vai levar guardando este dinheiro.

Para as pessoas que gostam de mais segurança, a poupança ainda é o melhor de todos os negócios. O problema é que a rentabilidade é baixa e as pessoas precisam deixar o dinheiro parado ali por um bom tempo para que realmente valha a pena. Mas existem algumas boas opções, como fundos de investimento, renda fixo, tesouro nacional e até mesmo ações.

Separe dinheiro para contas de final de ano

Como já falamos anteriormente, o final do ano é o momento que as pessoas acabam pagando uma série de contas, que acabam se acumulando. Duas que mais pesam no bolso de milhares de pessoas no Brasil é o IPTU e o IPVA, impostos sobre a propriedade e também sobre os veículos. É fundamental que a pessoa separe um dinheiro do décimo terceiro para o pagamento destas contas, já que deixar elas para serem pagas com o dinheiro do salário mensal pode ser mais complicado.

Adiante também o pagamento de algumas contas que surgem nos meses subsequentes, como a compra do material escolar das crianças e as matriculas de escolas e universidades.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: