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Projeto de Lei do Senado prevê motos com velocidade máxima de 110 km/h

Principais lançamentos, novidades do segmento automotivo e preço de carros! Um Projeto de Lei do Senado obriga que motos não ultrapassem a velocidade...
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Nos últimos meses diversos projetos de lei foram lançados com o objetivo de diminuir o grande número de acidentes que acontecem no trânsito das grandes cidades. A mais nova regra agora deverá atacar diretamente as motos. Na semana passada um texto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado com um projeto que pretende instalar um limitador de velocidades em todas as motocicletas e motonetas que circulam no Brasil.

De acordo com o texto, a intenção é que este limitador acabe controlando a velocidade para que nenhuma moto passe dos 110 Km/h em nenhuma situação. E é claro que assim que o texto foi divulgado para a imprensa muita discussão já foi iniciada. Caso o texto virasse uma lei como ele está atualmente especificado nos autos, nenhuma moto poderia possibilitar que o condutor passasse desta velocidade, independentemente da quantidade de cilindradas que a moto ofereça.

O texto aprovado é substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 96/2007, que tramitava em conjunto com os PLS 97 e 645/2007, – este último que previa a alteração da concentração de álcool no sangue admitida para o condutor do veículo automotor. Todos de autoria do senador licenciado e atual ministro da Pesca, Marcelo Crivella.

Polêmica com as velocidades

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Uma das primeiras polêmicas geradas com esta proposta está diretamente relacionada a velocidade estipulada, que é considerada baixa. Algumas autoestradas brasileiras permitem que as pessoas andem a 120 Km/h. Caso este projeto passe, todos as motos terão este limitador de velocidade, e eles não poderão andar nunca a mais do que a velocidade estipulada.

Um dos motivos que teriam levado Crivella a propor esta nova lei é a grande quantidade de acidentes que acontecem nas estradas brasileiras e que envolvem os condutores de moto. De acordo com as informações que constam em alguns relatórios e pesquisas que serviram para embasar a lei, o Brasil, atualmente, está em segundo lugar no ranking dos países com maior taxa de fatalidade em acidentes de trânsito com motocicletas.

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Vale ressaltar ainda que este projeto ainda precisa enfrentar um longo caminho até realmente ser sancionada pela presidente Dilma. Por ser um substitutivo, o projeto precisa passar por um turno suplementar de votação, o que significa que está aberto para emendas até a próxima reunião. Se até lá não forem apresentadas novas sugestões ou não houver recurso para análise em Plenário, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados.

Propostas inusitadas

Dentre aquelas pessoas que acompanham de perto as notícias relacionadas as alterações da lei do Código Brasileiro de Trânsito, a sensação é de que este projeto acabe não conseguindo encontrar uma vida muito longa e acabe morrendo antes de virar uma lei.

Vale lembrar também que diversos outros projetos acabaram surgindo nas comissões do Senado envolvendo motos e seus condutores, mas a grande maioria acabou sendo barrado. Um deles exigiria que os condutores utilizassem um colete com air bag, que custaria em média R$ 1.300,00.


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