Topo

Como declarar Imposto de Renda 2014: dependentes com aposentadoria

Comente

Uma dúvida que surge com bastante frequência na hora da declaração do imposto de renda é em relação aos idosos que possuem algum tipo de aposentadoria mas que mesmo assim acabam se tornando dependentes de outro parente, como é o caso de um filho ou neto, por exemplo.

Confira como baixar o programa Imposto de Renda 2014.

declarar-imposto-renda-dependentes-com-aposentadoria

Na hora de fazer a declaração do imposto de renda as pessoas podem colocar todas as pessoas que são dependentes dela. Ou seja, as pessoas que dependem para sobreviver dos recursos obtidos com o trabalho do declarante. Mas como os dependentes geralmente não declaram imposto de renda, fica sempre a dúvida de como este idoso poderia declarar os seus rendimentos.

De acordo com os especialistas, é sempre muito importante que as pessoas observem caso a caso. No caso de um idoso dependente, com aposentadoria, que tenha menos de 65 anos de idade, todos estes recursos obtidos do INSS são tributáveis. Ou seja, estes rendimentos passarão a ser contados na declaração do declarante, o que vai aumentar as posses e consequentemente pode gerar pagamento de imposto ou diminuição no valor que será restituído.

Portanto, o que pode ser feito é simplesmente não citar este idoso como dependente, porque em muitos casos o desconto que as pessoas terão pelo fato de ter mais um dependente não será maior do que o valor total do imposto que terá que ser pago em cima dos rendimentos com a aposentadoria.

A dica dos especialistas é que o declarante faça uma simulação na declaração completa com e seu este idoso, para saber o que vale mais a pena.

Vale lembrar que, caso este idoso ganhe dois ou mais salários mínimos por mês de aposentadoria ele deverá fazer uma declaração própria.

Já se o idoso tiver mais de 65 anos de idade, a renda com aposentadoria não é tributável e com isso não haverá acréscimo nos valores do declarante. Portanto, neste caso, sempre vale a pena colocar o idoso como dependente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: