Topo

6 dicas essenciais para economizar nas compras de alimentos nos mercados

Saiba como tentar reduzir o impacto na alta dos alimentos no orçamento doméstico.
Publicidade
Comente

Nos últimos meses, as altas da inflação estão sendo puxadas basicamente em virtude da alta dos preços dos alimentos, que pode ser percebida pelas pessoas que fazem compras no dia a dia. O preço tem aumentada nas mais variadas categorias de comida, mas especialmente naqueles que dependem diretamente do agro, como cenoura (43,85%), batata-inglesa (29,45%), feijão-carioca (9,70%), arroz (6,39%) e frutas (5,07%).

6 dicas essenciais para economizar nas compras de alimentos nos mercados

Existem diversos fatores que acabam interferindo diretamente nos preços dos alimentos. De uma forma geral, existe uma tendencia de que, nos meses de verão, estes preços aumentem em função dos fatores climáticos. E não é apenas o clima no Brasil que interfere nestes preços, uma vez que mesmo sendo um dos maiores exportadores do mundo o Brasil ainda depende e compra muitos alimentos vindos do exterior.

Existem também mas questões de demanda, que também acabam fazendo com que muitos preços sejam reajustados para cima nas gondolas, especialmente quando o mercado, de uma forma geral, identifica uma possível falta de abastecimento para determinados itens. 

E a alta dos preços dos alimentos acabam tendo um impacto direto e muito importante no orçamento doméstico das famílias brasileiras, justamente por se tratarem de itens de primeira necessidade, que acabam tirando recursos de outros itens e segmentos da economia.
Confira algumas dicas importantes para quem deseja economizar no dia a dia do mercado:

Monte um cardápio semanal

Publicidade

Antes de mais nada, qualquer pessoa que deseja realmente economizar deve investir em uma espécie de planejamento, por mais simples que ele seja. Definir um cardápio para a semana, por exemplo, pode acabar se tornando uma forma muito interessante de organizar e focas as compras, evitando levar itens que adicionais que acabam encarecendo as compras. 

Neste cardápio, é importante também já prever alguns alimentos que sejam considerados como supérfluos, mas que justamente acabam surgindo nas compras quando as pessoas não ficam atentas. 

Utilize uma calculadora

Não fique com qualquer tipo de receio ou de vergonha em utilizar as ferramentas disponíveis ao alcance para conseguir controlar quanto será gasto naquela compra que está sendo feita. Mesmo tendo todas as informações relacionadas ao preço de cada item, fica muito complicado conseguir ter qualquer controle sobre o orçamento confiando apenas no “olhômetro”. 

Publicidade

Por isso, a dica é sempre utilizar o smartphone e as calculadoras que podem ser encontradas em qualquer telefone para ir somando os valores antes de chegar no caixa. Aproveite para ir retirando do carrinho aqueles itens mais caros e que podem estar pesando na conta final.  

Acompanhe as promoções

Se antigamente as pessoas tinham o hábito de fazer grandes compras uma vez ao mês para conseguir fugir daquelas altas de alimentos que eram muito maiores do que as de hoje em dia, em função de cenários econômicos de hiperinflação, hoje em dia acaba sendo mais interessante dividir as idas ao mercado em diferentes dias.

Muitas redes das varejistas acabam fazendo as mais variadas promoções de itens e de alimentos de uma forma geral, que acabam sendo espalhadas em diferentes dias da semana. E isso faz com que as pessoas consigam aproveitar melhor os preços mais acessíveis para conseguir aproveitar diferentes dias com desconto. 

Acompanhe as redes sociais dos mercados mais próximos

Hoje em dia as redes sociais acabaram se tornando a principal forma de propaganda e de comunicação dos estabelecimentos comerciais com os seus clientes. Por isso, é muito importante que os consumidores acabem acompanhando as redes sociais para conferir as promoções mais interessantes, de acordo com os itens que estão faltando. 

Participe dos clubes e programas de fidelidade

Outro tipo de ação que acabou se tornando muito comum nos estabelecimentos comerciais varejistas, especialmente os mercados, é a criação de clubes e programas de fidelidade que garantem descontos. Geralmente eles são acessados a partir da identificação dos clientes com o número do seu CPF, que também pode ser utilizado nos programas de nota fiscal. 

Opte pelos atacados ou atacarejos

Para as pessoas que precisam comprar grandes quantidades de determinados itens de alimentos, pode ser interessante optar os atacarejos ou atacados, que também acabaram se tornando mais comuns nas cidades. Estes estabelecimentos normalmente oferecem bons descontos na compra em quantidade. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: