Topo

5 dicas para conseguir sair do aluguel em 2024

Confira alguns passos para conseguir encaminhar a compra de um imóvel no próximo ano.
Publicidade
Comente

Diversas capitais do Brasil apontaram, ao longo do ano de 2023, um aumento na quantidade de pessoas que moram de aluguel, indo até mesmo na contramão de anos anteriores que mostram um movimento de saída desta modalidade, justamente em função dos preços mais elevados que estão sendo cobrados neste tipo de contrato. 

5 dicas para conseguir sair do aluguel em 2024

Mas outros motivos acabaram empurrando novamente as pessoas para o aluguel. Um dos principais está relacionado aos juros, que estão mais elevados do que em anos anteriores e que acabam tornando muito difícil a tomada de crédito e o financiamento de imóveis de uma forma geral.

Além disso, não é apenas a taxa de juros para os financiamentos de imóveis que está mais elevado. O custo de vista também está mais elevado, e isso faz com que as pessoas tenham menos dinheiro disponível tanto para uma possível entrada como também para os pagamentos das parcelas. 

Publicidade

Mas o objetivo de grande parte dessas pessoas é realmente adquirir o seu imóvel próprio e não depender do aluguel como uma forma de ter uma moradia. Confira algumas dicas para quem deseja conquistar este objetivo no ano de 2024:

Trabalhe em um planejamento financeiro

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas aproveitem o final do ano para fazer um balanço financeiro do que aconteceu no ano passado e criar um planejamento para o próximo ano. Dados como a renda fixa da pessoa e também os gastos médios mensais são importantes para começar este planejamento. 

Faça uma planilha com todas essas contas, e comece a identificar o que pode ser cortado paras que as parcelas do imóvel tenham uma fonte de renda estável. Além disso, identifique também o rendimento de outras pessoas que podem acabar ajudando a comprar o imóvel. 

Separe o saldo do FGTS para isso

Publicidade

Atualmente uma das formas que o brasileiro acaba tendo de ter acesso antecipado ao saldo do FGTS, que é o dinheiro que vai sendo depositado pela empresa durante o período de contrato com carteira assinada, é na compra do imóvel. Este dinheiro normalmente é oferecido como uma entrada para a compra. 

Mas é importante tomar alguns cuidados. Se a pessoa prioriza este objetivo da compra de um imóvel, é muito importante que ela separe o valor do FGTS para fazer esta compra, uma vez que os trabalhadores ainda podem fazer determinados saques nos meses do aniversário, o que diminui a quantidade de dinheiro disponível. 

Defina e repense suas prioridades

Caso as pessoas realmente precisem mudar para conseguir fazer com que sobre dinheiro no final do mês para o pagamento das parcelas do imóvel, é fundamental que aconteça um repensamento das prioridades de uma forma geral. E isso pode ser feito com a ajuda do planejamento citado acima, que vai servir como uma ferramenta com informações que serão utilizadas para basear as tomadas de decisões. 

Mas também é importante fazer isso em conjunto com uma negociação completa com a família e demais pessoas envolvidas. Além disso, também é importante separar um dinheiro para o lazer, que é muito importante, mas identificando determinados supérfluos que podem ser cortados. 

Entenda como funcionam as opções de financiamento

Existem diversos programas e projetos de financiamento que podem ajudar as pessoas que desejam adquirir uma casa própria. Portanto, é fundamental que as pessoas comecem a pesquisar mais sobre o tema, até mesmo para conseguir identificar as oportunidades que se apresentam diante delas. 

Um bom exemplo é o programa Minha Casa, Minha Vida, que ainda é considerado como um dos principais dentro do segmento de moradia e que realmente pode acabar se tornando interessante para adquirir determinados tipos de casas e apartamentos. 

Cuidado na hora de fechar o negócio

A pesquisa antecipada também deve ser feita com o objetivo de reduzir as chances da pessoa acabar caindo em algum tipo de golpe ou de armadilha. E isso pode acabar tendo mais chance de acontecer quando as pessoas estão fazendo este tipo de compra pela primeira vez. 

Como um imóvel envolve uma série de questões burocráticas, a dica é sempre fechar negócio com uma imobiliária ou com corretor de confiança, que poderá ajudar em todo o processo. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: