Topo

Festinha saudável? Veja dicas para deixar o cardápio da festa infantil mais nutritivo

Comente

Quando o assunto é festa infantil, logo lembramos da mesa dos doces, bolos e salgados, porém, sabemos também que esse tipo de alimento não é o mais apropriado para crianças – na verdade nem para adultos.

Isso porque, já está mais que comprovado o quanto o açúcar, farinha refinada e gordura podem fazer mal ao corpo. Então, porque oferecer esse tipo de alimento aos pequenos que ainda têm as defesas do organismo tão baixa?Essa preocupação faz sentido, e é pensando nisso que muitas mães têm optado por festas infantis com opções de comidas saudáveis.

É claro que ninguém precisa oferecer comidas complexas para as crianças, basta usar a criatividade e preparar as refeições de acordo com o tema da festa, sem abusar do bom senso para não assustar os convidados. No fim das contas, vale quase tudo, desde sucos e frutas naturais, a comidas caseiras com ingredientes e temperos saudáveis. Veja a seguir algumas dicas de como deixar o dia da festa feliz e saudável.

Dicas de cardápios para festa infantil saudável

Festinha saudável? Veja dicas para deixar o cardápio da festa infantil mais nutritivo

Cardápio temático

Veja também:

É claro que o sabor das comidas saudáveis são importantes, mas lembre-se que criança amam coisas coloridas e a comida deve estar chamativa para que elas queiram provar. Procure receitas que tenham a ver com o tema da festa, usando cores e personagens. Um exemplo: se o tema for Havaí, a festa terá que ter muitas frutas, flores e sucos.

Itens para intolerantes

Se o aniversariante ou algum convidado for intolerante a algo, faça pesquisas de como preparar algo especial. É muito simples preparar brownies e bolos sem ovos, glúten ou lactose. Não se esqueça também que é importante ter na festa alternativas para pessoas vegetarianas.

Vegetais em forma de chips

Uma ótima dica para atrair os pequenos é com alimentos crocantes e coloridos, como os vegetais, por exemplo. Preparar chips de raízes e tubérculos como inhame, cenoura, beterraba, batata doce ou aipim, pode ser uma receita de sucesso para sua festa.

Substitua a fritura

Todo mundo ama salgadinho de festa, porém, é possível trocar a fritura por salgados assados, tais como pasteizinhos e pãezinhos como o de queijo. Outra dica é preparar pequenos sanduíches com recheios que contenham legumes e verduras. Além de saborosos e práticos, isso também é saudável.

Sucos, vitaminas e shakes

Procure eliminar da festa os refrigerantes, servindo sucos naturais, águas aromatizadas, vitaminas e shakes à base de frutas. Isso além de ser mais saudável é também refrescante e rico nutricionalmente.

Frutas e saladas à vontade

Outra opção para fazer a festa da garotada é preparando espetinho de frutas, que devem ser servidos à vontade em diferentes formatos e sabores, da mesma forma que diferentes combinações de saladas de frutas, com mix de castanhas ou granolas para salpicar por cima.

Gelatina incolor com suco natural

Esse é um docinho muito prático e simples de preparar, basta misturar suco natural de fruta com gelatina sem sabor. Dessa forma terá uma sobremesa diferente e com sabores variados e é claro, apenas com o açúcar natural da fruta.

Sorvete com frutas picadas

Outra opção refrescante e doce naturalmente é o sorvete de iogurte com frutas picadas ou calda adoçada somente com o açúcar da fruta, sendo ideal para dias mais quentes e festas diurnas. Isso, porém, requer mais cuidado na hora de armazenar e servir.

Legumes no palito

Palitos de legumes além de serem coloridos, ajudam a chamar atenção dos pequenos para uma comida saudável. Esses palitos de legumes podem ser servidos num copo pequeno e acompanhados de uma pastinha, como, por exemplo, a de queijo.

Águas aromatizadas e coloridas

Em dias quentes, também é possível fazer diferentes combinações para aromatizar jarras de água com flores e frutas. Mas para dar aquele toque especial, na hora de preparar use as garrafas transparentes, que vão chamar mais atenção das crianças.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: