Topo

É verdade que a ordem dos nascimentos dos filhos afeta seu comportamento?

Comente

Um questionamento comum de nossas vidas é como que crianças que são inseridas em um mesmo ambiente de criação, com uma mesma origem genética são tão diferentes? Para especialistas a raiz de toda a diferença entre irmãos está na ordem de nascimento.

Diversos estudos confirmaram uma teoria firmada por Alfred Adler, uma pesquisa de 1968 aponta que os temporões são menos propensos a encarar esportes perigosos por medo de obterem lesões físicas, outras pesquisas mais recentes, apontam que os primogênitos ostentam um ego maior e são menos ansiosos.

É verdade que a ordem dos nascimentos dos filhos afeta seu comportamento?

As pesquisas geravam dúvidas, mas a questão atualmente pode ser resolvida

Para que fosse possível resolver esta questão, um grupo de cientistas liderados por uma psicóloga estudou 20 mil pessoas dos Estados Unidos, do Reino Unido e Alemanha. Na pesquisa não foram apenas comparados perfis dos irmãos, mas como as pessoas totalmente desconhecidas em diferentes posições de nascimento puderam ter uma diferença. Ao final dos estudos, os cientistas não localizaram nenhum tipo de diferença sistemática de personalidade, apesar disto, algumas análises como essa deveriam ser muito minuciosas já que qualquer tipo de fator mal observado poderia alterar o resultado de forma drástica.

Veja também:

Em 2015 foram analisados mais de 377 mil alunos de ensino médio, levando em conta a teoria de Alfred Adler, foi constatado que os primogênitos tendem a ser melhores líderes, mais conscientes e mais extrovertidos. Houve ainda uma identificação onde as pessoas se mostraram mais tolerantes e estáveis emocionalmente do que demais pessoas. Foi possível para finalizar concluir que as diferenças não eram expressivas o suficiente para que pudesse atribuir uma ordem de nascimento nos traços de personalidade tão definidos.

É possível que a sequência dos irmãos forme a personalidade

É fato que a posição de sequência de irmãos possa formar uma personalidade, mas não apenas em todas as famílias de uma mesma maneira. Algumas influências poderão pesar mais quando falamos de diferenças de caráter dos irmãos, além disto, outros genes, o ambiente indivisível também é algo importante, para os irmãos que crescem em uma mesma família, acaba incluindo o círculo de amigos. Vale ainda lembrar que os pais não tratam os seus filhos da mesma forma, independente da ordem de nascimento, e isto interfere de forma direta no desenvolvimento. Muitos estudos comprovaram que os pais reagem conforme o temperamento inato dos seus filhos, e a partir disto, acabam adaptando as formas de os educar.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: