Topo

Dicas para ajudar filhos pequenos ansiosos

Comente

Muitos pais precisam lidar com filhos pequenos ansiosos no dia a dia. Afinal de contas, este é um mal que está longe de ser um problema apenas dos adultos. De fato, pesquisas mostram que cada vez mais as crianças estão enfrentando determinados problemas de ansiedade mais cedo em suas vidas.

Um dos principais problemas relacionados a ansiedade nos pequenos está no fato de que nem sempre os pais acabam levando realmente a sério este problema. São muitos os casos nos quais comportamentos de crianças ansiosas acabam sendo confundidos com outros tipos de problemas, desde a famosa “birra” até mesmo falta de comportamento.

Confira algumas dicas para pais que possuem crianças ansiosas em casa

Dicas para ajudar filhos pequenos ansiosos

Não tente eliminar o causador

Veja também:

Na grande maioria dos casos, os tratamentos de problemas de saúde acabam sendo mais efetivos quando as pessoas conseguem tratar o causador. Não é o caso das crianças com ansiedade, pois as fontes causadoras do estresse permanecerão com elas, pois, em sua grande maioria, fazem parte da vida. Por isso, o melhor a se fazer é fazer com que as crianças consigam suportar estes causadores.

Seja realista

Um dos principais problemas causadores da ansiedade nas crianças está diretamente relacionado com expectativa que os pais acabam colocando sobre elas. É preciso sempre buscar o melhor, mas os pais devem ser realistas, e nunca acabar colocando uma responsabilidade maior do que as crianças poderão carregar de forma saudável.

Não faça perguntas cruciais

Outro causador de ansiedade nas crianças acaba sendo a forma como os pais fazem determinadas perguntas para os filhos. É importante que eles acabem sendo estimulados a falar sobre os sentimentos, mas os pais não devem fazer aquelas perguntas consideradas cruciais. Dentre as perguntas que não devem ser feitas estão: Você está ansiosa por causa da sua prova? Você está preocupada com a feira de ciências? Para evitar alimentar o ciclo de ansiedade é melhor optar por perguntas mais amplas: Como você está se sentindo sobre a feira de ciências?

Encoraje a criança a tolerar sua ansiedade

Deixe sempre o seu filho saber que os pais estão apreciando o trabalho dos filhos em tentar tolerar a sua própria ansiedade. As crianças devem sempre ser incentivadas a ter uma vida ativa e trabalhar na sua própria ansiedade, buscando ferramentas e mecanismos internos que possam ajudar a vencer essa batalha.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: