Topo

Desenvolvimento do bebê: o engatinhar prepara eles para desafios futuros

Publicidade
Comente

Um dos motivos de maior alegria dos pais é quando os seus filhos dão os seus primeiros passos, mostrando ao mundo que ele, em breve, vai conseguir caminhar sozinho e se tornar um ser independente, pelo menos em parte. Quanto mais rápido uma criança começa a caminhar, mais os pais costumam celebrar. Mas apressar as coisas quase nunca é algo positivo, especialmente quando estamos falando do desenvolvimento dos pequenos.

Diversos cientistas concordam quando dizem que engatinhar é fundamental na vida de toda a criança, e que pular esta etapa quase nunca é bom para o desenvolvimento dos pequenos. O assunto realmente é levado tão a sério por grupos de médicos, pesquisadores e pais, que diversos eventos já foram criados onde as crianças eram estimuladas a caminhar, em locais adequados. Até mesmo encontro entre diversas crianças engatinhando são promovidos.

Confira alguns dos benefícios que o simples ato e gesto de engatinha traz para os pequenos.

Desenvolvimento muscular

engatinhar-desenvolve-bebes-pro-futuro

Publicidade

Quando as crianças estão engatinhando pela casa, elas estão trabalhando importantes grupos de músculos que estão recém se formando, como nas mãos, nos braços e nos ombros. Além disso, engatinhar também fortalece os ligamentos. E todo este trabalho será sentido mais para frente, quando os pequenos começarem a desenvolver atividades manuais, como escrita e pintura, já que eles afetam diretamente as habilidades motoras finas.

Visão

Quando as crianças começam a engatinhar elas também começam a desenvolver as habilidades visuais, especialmente a percepção espacial e de profundidade. Estas competências acabam sendo utilizadas diretamente quando as crianças começam a ler e a escrever.

Cérebro

Publicidade

Engatinhar também é muito importante para o cérebro dos pequenos, já que é nesta etapa que o cérebro dos pequenos começam a criar conexões entre os neurônios, melhorando todos os processos cognitivos.

Coluna

Alguns adultos não conseguem, depois de determinada idade, assumir algumas posições, como o fato de ficar apoiado nos joelhos e nas mãos para simularem os movimentos de engatinhar. O principal motivo é a coluna. Mas para as crianças o movimento ajuda muito a fortalecer todos os músculos que estão no entorno da coluna do pequeno. Além disso, engatinhar também ajuda os pequenos a começarem a desenvolver o senso de equilíbrio e a coordenação motora.

Autoconfiança

Um aspecto importante quando as crianças começam a engatinhar que são enfatizados pelos pesquisadores, médicos e cientistas que estudam o comportamento dos pequenos é que na fase que ela começa a engatinhar as crianças ganham o que chamamos de autoconfiança. Neste momento os pequenos começam a tomar as suas primeiras decisões. Ele aprende que nem sempre é possível ir rápido demais, quando ele precisa identificar os perigos pela frente e ainda estimula o foco de atenção nas atividades que estão sendo realizadas.

Quando e como começar

Os médicos afirmam que os bebes podem começar a engatinhar a partir dos seis meses de idade. Eles podem começar a ser estimulados e serem colocados, de barriga para baixo, em uma superfície firme e segura, mas que proteja os pequenos do frio e da umidade. Um chão de madeira ou um tatame são os locais ideais.

Colocar alguns brinquedos na frente da criança, em um local onde ela não consiga alcançar quando estão deitados, pode ajudar a estimular para que o pequeno comece a andar. Com o tempo o pais podem ir afastando os brinquedos um pouco mais. Mas é importante que as crianças consigam alcançar os brinquedos para que não fiquem desmotivadas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: