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Desenvolvimento Cognitivo: significado e importância no desenvolvimento infantil

Dicas de saúde e educação infantil para os pais de primeira viagem! Desenvolvimento Cognitivo: significado e a importância no desenvolvimento infantil
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Muito se fala sobre a importância do desenvolvimento cognitivo na vida das crianças, mas muitas vezes os pais acabam tendo dúvidas sobre o que exatamente significa este termo. Na verdade, antes de falarmos especificamente sobre o desenvolvimento cognitivo, temos que entender o que significa a cognição.

Muitas coisas que estão relacionadas ao nosso cérebro acaba sendo chamada de cognição, mas é importante que as pessoas tenham uma definição um pouco mais clara do que realmente esta tal de cognição. Basicamente ela pode ser mencionada como um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.

Portanto, através deste conhecimento podemos concluir que a cognição é algo que não está inerente somente ao recém-nascido ou aos mais jovens. Na verdade, ele está presente na nossa vida desde o início até o final, desde quando nascemos até o momento da nossa velhice. E este processo de desenvolvimento cognitivo está diretamente relacionado a aprendizagem. Basicamente uma coisa não funciona sem a outra.

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E quando falamos do desenvolvimento cognitivo, estamos nos referindo basicamente a um processo no qual as pessoas acabam adquirindo novos conhecimentos ao longo de toda a sua vida. Apesar de existir uma necessidade maior de aprendizagem nos nossos primeiros anos de vida, quando a criança acaba formando o seu cérebro e adquirindo suas capacidades mentais que vão acompanhar ela para o resto da vida, as pessoas mais velhas também estão sempre se desenvolvendo, aprendendo alguma coisa nova todos os dias da sua vida.

Desenvolvimento Cognitivo na criança

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Muitos pesquisadores se dedicaram a estudar o processo de aprendizado cognitivo mas focado em diferentes estágios da nossa vida. O objetivo sempre foi tentar entender como acontece o processo de aprendizagem em cada fase de nossa vida, principalmente quando ainda somos crianças. Pode não parecer, mas a quantidade de informação que uma criança absorve é brutal.

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Durante os anos de estudos, alguns entendimentos que se tinha sobre o desenvolvimento cognitivo acabou sendo alterado. Uma abordagem mais recente sobre o assunto considera que, nós, humanos, nascemos com mais capacidades inatas do que se acreditava no início. Um exemplo que pode ilustrar essa ideia é a do famoso músico Mozart, que aos 4 anos de idade já era capaz de dominar em 30 minutos sua primeira composição musical. É claro que Mozart foi uma criança-prodígio que aprendia a uma velocidade galopante as composições musicais. No entanto, não podemos desconsiderar essas novas concepções, que hoje têm se dedicado ao estudo da percepção e das habilidades motoras em bebês na tentativa de compreender o funcionamento da mente.

Portanto, o desenvolvimento cognitivo das crianças é um objeto cada vez mais estudado pelos especialistas, que desejam principalmente conseguir diferenciar estas habilidades inatas que todo ser humano possui quando nasce e diferenciar daquilo que eles vão aprendendo durante a vida. Este tipo de estudos poderá ajudar, no futuro, a criar métodos de ensino mais eficientes para tornar as crianças ainda mais preparadas para enfrentar o que vem pela frente.


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