Topo

Aprenda incentivar o bebê a comer sozinho com estas dicas simples e práticas

Dicas para pais de primeira viagem e tudo sobre educação infantil, aqui no Click Grátis! Aprenda incentivar o bebê a comer sozinho com estas dicas simples e práticas
Comente

Quando o bebê atinge a marca dos oito meses de vida ele já começa ganhar maior coordenação motora, buscando a partir daí uma independência maior.

Nessa fase o pequeno começa então a adquirir também maior destreza no que faz, pelo que, se torna fundamental o incentivo dos pais para que ele possa fazer progresso na missão de aprender a comer sozinho.

Dito isso, apresentaremos a seguir então uma série de sugestões que podem ajudar os pais no desafio de incentivar a criança nessa importante fase. Tenha em mente que a paciência é imprescindível e se possível não desista nos primeiros desafios.

Veja o passo a passo para incentivar o filho a comer sozinho

incentive-o-bebe-comer-sozinho

Deixe o pequeno comer com as mãos

Publicidade

A primeira experiência do bebê com alimentos sólidos será e realmente deve ser com as mãos. De acordo com pediatras isso é fundamental para criança aprender sobre a texturas dos alimentos.

Nesse período os pais devem incluir alimentos com diferentes texturas na dieta do bebê, a lista de opções pode incluir biscoito de polvilho, banana e fatias de maça, por exemplo, mas sempre respeitando o que é recomendável para a faixa etária da criança. O ideal é que a criança segure o alimento sem esmagá-lo.

Publicidade

Leia também:

Brincar com a comida pode

Nessa fase de exploração de novos sabores e texturas é inevitável que a criança se divirta com a comida e isso é saudável o para seu desenvolvimento. De acordo com pediatras, é brincando que o bebê aprende a manusear diferentes tipos de alimentos. Então a dica aqui é colocar o babador no pequeno e não se preocupar com a sujeira.

Inclua talheres na brincadeira

Com o passar do tempo os movimentos das mãos se tornam mais precisos, e quando isso acontece é hora de apresentar os talheres à criança. O momento ideal pra isso é quando a criança quer aprender a se alimentar como os adultos, e apesar dela sentir dificuldade em manusear o talher a princípio, os pais devem ter paciência para incentivá-la a continuar tentando.

O tipo de talher mais indicado para o bebê é aquele mais grossinho e feito de silicone, que são fáceis de manusear e não costumam machucar desde que respeitada a faixa etária indicada no produto.

Além disso é importante evitar a compra de talheres de cabinhos tortos, pois o objetivo é ensinar a criança a comer já da maneira que ela irá repetir pelo resto da vida. Evite oferecer talher de metal para amenizar os riscos de acidentes.

Estabeleça uma rotina

Normalmente um bebê que acorda cedo, toma sua mamadeira e come uma fruta, terá fome novamente por volta das dez horas da manhça, que é mais ou menos o horário ideal para o preparo do almoço para o mesmo. Crianças que acordam mais tarde e comem tarde tendem a não ter fome na hora do almoço.

Use copinhos com alças

Uma boa dica para tirar a mamadeira da criança é trocá-la por copinhos com alça. Isso ajuda a criança a trabalhar a coordenação motora, além do que a alça facilita o manuseio.

Ofereça alimentos certos

De acordo com pediatras, a comida deve ser chamativa, pois isso ajuda aumentar a curiosidade e o apetite da criança na hora dela comer sozinha. Para isso vale picar beterraba, tomate, cenoura, lasca de peixe e carne e até usar algumas ideias para ornamentar o prato. Dessa forma a criança vai receber um prato saudável e colorido para poder explorar.

Sirva de exemplo

Normalmente os bebês imitam o que os adultos fazem e isso não é diferente no momento da refeição. Por isso é importante adotar hábitos saudáveis em casa e ter um horário certo para as refeições, isso ajuda a incentivar o desenvolvimento da criança e a ensiná-la sobre os bons costumes alimentares.

De acordo com especialistas, famílias que não possuem um horário certo para comer à mesa acabam gerando na criança certa dificuldade na aceitação de novos alimentos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: