Topo

Alimentação infantil: veja como preparar lancheira saudável para as crianças

Comente

As aulas voltaram e com isso chegou também uma nova rotina de atividades para pais e filhos. E em meio a uma série dúvidas sobre a compra de materiais escolares e melhor cronograma a ser seguido, muitos pais também se vêem em dúvida sobre um ponto fundamental para a saúde da criança ao longo do ano: como preparar uma lancheira saudável para os filhos?

Pois bem, embora não exista uma regra definitiva capaz de determinar o que os pais devem colocar na lancheira das crianças, existem algumas recomendações que, se seguidas, podem proporcionar mais saúde aos pequenos, inclusive, afastando-os de problemas a longo prazo.

Leia também:

E para ajudar os pais que têm dúvidas nesse sentido, apresentamos a seguir então uma lista de dicas e sugestões que podem ser úteis no preparo da lancheira do filho. Veja!

Alimentação saudável: Como preparar a lancheira das crianças

lancheira-saudavel-criancas

  • Escolha uma fruta que seu filho goste e algumas que sejam novidades para ele, dessa forma ele poderá conhecer novos sabores. Pique as frutas e coloque-as em um pote separado. As opções incluem manga, maça, kiwi, carambola, pêssego, melão, melancia, ou até mesmo uma salada de fruta. Leve em conta que não é aconselhável misturar mais de dois sabores.
  • Evite oferecer produtos industrializados para seu filho, a lista de produtos não recomendáveis inclui biscoitos e sucos de caixinha.
  • Procure comprar uma lancheira capaz de manter a temperatura dos alimentos, mantendo frutas, sucos e iogurtes refrigerados.
  • Substitua os salgadinhos de pacote por amêndoas, nozes, castanhas de caju e castanha do Pará. Esses alimentos são ricos em Ômega 6, que ajuda a fortalecer o organismo infantil.
  • Procure sempre deixar na lancheira algumas barras de cereais ou de frutas, para o caso de a criança não querer comer o lanche ou o lanche não ser o suficiente. Procure ofereçer apenas as barras que não possuem adição de açúcar.
  • Água de coco natural (ou de caixinha) é excelente para a reposição de minerais, possuindo baixa caloria. No caso da água de coco de caixinha confira no rotulo se não há adição de açúcar.
  • Sanduiche natural é excelente para um lanche mais reforçado. Procure preparar os lanches com pão integral e recheá-los com queijo, requeijão, peito de peru, presunto, alface, cenoura, tomate. Dessa forma a criança consome fibras e se acostuma a comer verduras.
  • Procure ensinar o filho a tomar água, para que ele não confunda sede com fome. E também evite deixar a criança saciar sua sede com sucos industrializados adoçados ou refrigerantes. Nesse caso é preferível oferecer ofereça suco natural ou água de coco.
  • Faça um planejamento semanal, a fim de variar a lancheira da criança, evitando uma montagem de última hora usando apenas o que tem em casa.
  • Evite comprar apenas os alimentos que a criança gosta. Com a lancheira escolar é possível educar a criança para que ela passe a comer alimentos saudáveis, incentivando-a a experimentar novos alimentos e sabores.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: