Topo

6 coisas para você responder antes da matrícula escolar do filho

Comente

Uma das maiores preocupações dos pais no período escolar diz respeito á escolha da instituição em que a criança vai estudar, até porque é lá que passarão boa parte do dia ao lado de pessoas estranhas, pelo que, todos precisam se informar bem sobre como é o andamento da escola e como seus alunos são tratados.

Por isso mesmo é importante responder algumas perguntas antes mesmo de matricular os filhos na escola. A seguir você confere alguns questionamentos válidos nesse momento.

Perguntas para responder antes de matricular o filho

6 coisas para você responder antes da matrícula escolar do filho

Como é a segurança do local?

Antes de escolher a escola de seu filho, procure saber quem são os funcionários responsáveis pela segurança dos alunos e como eles reconhecem as pessoas autorizadas a buscarem as crianças na escola.

Veja também:

Os pais também devem ficar atentos à estrutura do local, olhando as condições dos brinquedos, as salas, mesas, cadeiras, sanitários, piscinas, escadas, corrimãos, quadras esportivas e as demais dependências. Não se esqueça que todo ambiente deve ser voltado à segurança das crianças.

Quais são as regras gerais da escola?

A escola deve apresentar todas as suas regras de forma transparente, para que não haja discordância no decorrer do ano letivo. Cada instituição possui regras diferentes, como por exemplo, o uso de uniformes, dia do brinquedo, alimentação, entre outros, e isso deve ficar claro para os pais, para que depois não hajam imprevistos.

Quais são os custos?

Outra coisa a que os pais devem ficar atentos é sobre os valores, tanto de mensalidade como de matrícula, alimentação e serviços adicionais, tudo para que depois analise se está de acordo com o orçamento da família. Outra dica é pedir previamente as listas de materiais para avaliar se o que a escola solicita está adequado pedagogicamente e se os valores não são exagerados.

Qual é a linha pedagógica?

Diferente do que muitas pessoas pensam, a abordagem pedagógica tem muito a ver com o que a família acredita. Mesmo não entendendo bem sobre pedagogia, os pais podem perguntar como funciona e quais são as vantagens para o desenvolvimento do seu filho, bem como a razão pela qual acreditam que a abordagem escolhida é melhor que as demais.

É importante também que a família conheça bem a dinâmica escolar para adaptar em casa e manter os ensinamentos.

O que acontece em caso de faltas e atrasos?

Sabemos que imprevistos podem acontecer e que as vezes não é possível chegar na hora marcada. Dependendo o tipo de escola, alguns atrasos podem acabar gerando uma taxa extra, por isso é importante saber sobre o assunto para não ter uma surpresa no fim do mês.

Com relação às faltas, isso também pode variar de acordo com a idade, porém, é preciso perguntar de que forma interfere no desenvolvimento da criança, pensando na parte pedagógica e se há tolerância máxima.

Qual a posição da escola sobre o bullying?

O combate ao bullying está em foco a cada dia, mas ainda assim qualquer criança ou adolescente pode ser o alvo dos colegas de classe. Quando a escola não cria políticas antibullying é possível que as crianças apresentem queda do rendimento escolar, doenças psicossomáticas e traumas.



Comentários (1) Postar um Comentário

luna comentou:

concordo que devem perguntar isso na escola


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: