Topo

5 dicas para melhorar o vínculo com o bebê recém-nascido

Comente

Pais de primeira viagem sempre estão cercados de dúvidas quanto aos cuidados e criação de um bebê. Uma das grandes preocupações, por exemplo, é sobre como irão estabelecer uma ligação e manter a interdependência com o recém-nascido.

Isso é tão comum que muitos pais até duvidam que vão conseguir ter um vínculo tão forte com uma pessoa tão pequena e que conhecem a tão pouco tempo. Para felicidade da família, no entanto, não é preciso ter medo, pois quanto a isso é praticamente impossível errar, já que com o passar do tempo os pais vão se ligar ao novo membro da família de maneira natural.

Mas se mesmo assim os pais fiam preocupados em como se relacionar e criar vínculo maior com o bebê, mostramos a seguir algumas dicas para exercitar esse laço com o filho.

Aprenda cultivar o vínculo com o bebê desde cedo

5 dicas para melhorar o vínculo com o bebê recém-nascido

Olhar nos olhos

Veja também:

Contato visual é muito importante, por isso, sempre que for ter qualquer tipo de contato com o bebê, seja pegando no colo ou trocando a fralda, olhe em seus olhos. Dessa forma ele se sentirá protegido e saberá que sua atenção está focada nele, sendo essa sua única preocupação no momento.

Fazer carinho no bebê

Uma bela hora para ter um contato mais direto como bebê é no momento da troca de fraldas ou banho, nesse momento você pode acariciá-lo, deixando ele sentir seu toque na pele, podendo até fazer uma massagem relaxante enquanto conversa com ele ou canta uma canção com voz baixa e suave. O bebê vai amar o contato direto das mãos fazendo carinho em sua pele e isso ajuda a fortalecer o vínculo e a intimidade entre pais e filhos.

Dar colo

A única forma rápida e segura que um bebê tem para se comunicar é através do choro. Assim ele diz se está com fome, sede, frio, sujo ou até mesmo se quer um pouco de colo e carinho. Não tenha medo de oferecer colo ao seu bebê, pois é em seus braços que ele irá se sentir amado, seguro, e confortável.

Deixar ele escutar seu coração

Quando o bebê está se desenvolvendo no útero, um dos sons que ele mais ouve é o das batidas do coração da mãe. Por isso é importante deitar o bebê no peito pele a pele e deixar ele ouvir as batidas de seu coração quando recém-nascido. Isso ajuda a estreitar a relação entre mãe e filho.

E não desperdice tempo, sempre que possível deixe a cabeça do bebê apoiada em seu peito, dessa forma ele se sentirá seguro e mais próximo de você, isso também irá resultar em uma forte ligação.

Brincar

Mesmo se o bebê for recém-nascido, os pais devem brincar com ele, ainda que ele não consiga segurar um objeto para explorar. Nesse caso os pais podem segurar para ele a uma distância de cerca de 30 centímetros de seus olhos. Procure não deixar o objeto muito longe, pois o recém-nascido ainda não pode ver claramente a uma distância maior.

Conversar

Por mais que ele ainda não saiba se expressar com palavras, converse com ele, sua voz é algo que ele conhece muito bem, pois ele sempre te ouvia quando estava no seu ventre, e agora ela será capaz de acalmá-lo.

Procure conversar sobre o que estão fazendo e o que vão fazer, cante e diga o quanto você o ama mas sempre com uma voz suave. Procure criar um elo com o bebê ainda nas primeiras semanas de vida é muito importante, para isso é preciso ter paciência e muito amor.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: