Topo

10 coisas que os pais devem considerar antes de levar o recém-nascido pra casa

Comente

De certa forma, é somente quando os pais deixam a maternidade que realmente começa um novo mundo – o início real da paternidade. A partir daí são somente os pais e o bebê, sem a supervisão de enfermeiras e médicos. Diante disso, antes mesmo de voltar para casa, o ideal é que o ambiente esteja preparado para receber o novo membro da família.

Não se envergonhe de pedir ajuda a amigos e parentes, e também não acumule funções, ate porque provavelmente não dará conta de tudo e acabará se frustrando, uma vez que é tudo muito novo para o casal que vai ter o primeiro filho. Para ajudar nesse sentido, apresentamos a seguir algumas dicas do que fazer em casa entes de receber o recém-nascido.

Dicas do que considerar antes de levar o bebê para casa

10 coisas que os pais devem considerar antes de levar o recém-nascido pra casa

Sem vergonha de tirar as dúvidas

Não fique envergonhado em tirar todas suas dúvidas com o médico, afinal é tudo muito novo para o casal que vai ter o primeiro filho. Pergunte sobre as precauções que deverão ser tomadas com o bebê em casa, entre outras dúvidas que surgirem no momento.

Coragem para conversar com o nutricionista

Veja também:

Os primeiros dias após o nascimento do bebê são bem confusos. Até todos se adaptarem à nova rotina, muita coisa irá sair do controle. Até que a rotina do casal com o bebê seja estabelecida, portanto, até mesmo a dieta pode passar por alterações.

Por isso mesmo não se esqueça de perguntar ao nutricionista os tipos de alimentos indicados para a família e principalmente para a mãe, que precisa ter mais energia para deixar o leite materno mais nutritivo para o bebê.

Aprender a amamentar e trocar a roupa do bebê

Durante o tempo em que ficar na maternidade, procure aprender e pedir às enfermeiras algumas dicas sobre como amamentar e trocar a fralda de maneira correta, além de pequenos detalhes como banho, corte de unhas e até mesmo como retirar leite para armazenar ou doar.

Aprender a fazer a higiene adequada

Após o nascimento o bebê ainda permanece com o cordão umbilical, que precisa ser limpo diariamente. Por essa razão é importante aprender todas as dicas de higienização e trocas de curativos para que a cicatrização seja perfeita.

Fazer exames necessários

Após retornar ao lar, tudo o que os pais querem é descansar e cuidar de seu bebê, pelo que, é normal que ninguém sinta muita vontade de deixar o "ninho". Por isso o ideal é fazer alguns exames de rotina no bebê antes de deixar o hospital, o que dá mais tempo com o bebê em casa, sem ter que sair tão cedo para consultas de rotina.

Tirar dúvidas sobre o que é ou não normal

Fazer perguntas aos médicos e enfermeiros sobre o que é normal após o parto ajuda a tranquilizar quando algo diferente acontecer ao sair do hospital. Procure perguntar tudo ao pediatra antes de deixar a maternidade, assim a experiência com o bebê nos primeiros dias tende a ser algo tranquilo.

Tomar as devidas precauções

Não se esqueça de se informar sobre possíveis medicamentos do bebê, em caso de febre ou congestão. Procure se certificar de que possui todas as documentações de seu bebê e os controles de vacina e medicação.

Trabalho doméstico

Quanto ao trabalho doméstico, não se envergonhe de pedir ajuda a alguém ou contratar um profissional para organizar tudo no tempo em que ficar no hospital. Isso porque antes de levar o bebê para casa é importante que o ambiente esteja livre de poeira. Não se esqueça de pedir para limparem também o ar-condicionado, lembrando ainda que a temperatura do corpo de um recém-nascido é bem diferente da do corpo de um adulto.

Fale com irmãos mais velhos

Se não for o primeiro filho do casal, pode ser preciso conversar com os outros sobre a chegada do novo bebê, falando como é importante que eles se comportem para não assustar o mais novo e como eles serão importantes na vida do irmãozinho.

Cuidado com animais em casa

Se você tem animal de estimação, certifique-se que ele veja você chegar com o bebê em casa, apresentando o novo membro da família para que ele não estranhe ao ver o bebê sozinho em algum momento.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: