Topo

TRE abre concurso para juízes na 5ª Região

Publicidade
Comente

Todos os profissionais que desejam trabalhar no sistema jurídico brasileiro, seja em nível estadual ou federal, em qualquer esfera pública, precisam passar por um concurso público. Mesmo aqueles que já prestaram concurso para determinadas vagas, se desejarem chegar mais longe terão que fazer uma nova seleção. Em outros países, como os Estados Unidos, este sistema  funciona de forma um pouco diferente. Os futuros juízes e representantes são eleitos pela comunidade na qual ele vai trabalhar. Mas aqui no Brasil o grande objetivo dos concursos é testar a capacidade profissional deles.

Segundo as informações que foram divulgadas pelo TRE, o concurso que acontecerá neste final de ano será feito na 5ª Região, que é composta pelos seguintes estados: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Só poderão participar destas seleções candidatos que tiverem domicilio nestes estados, caso contrário eles realmente não poderão concorrer. Com relação as vagas que serão abertas neste concurso, serão 47 distribuídas entre os estados citados. Além disso, cumprindo a atual legislação, 5% de todas as vagas que serão abertas nesta seleção serão destinadas para pessoas que sejam portadoras de deficiência física, de acordo com os termos do edital.

Os candidatos que pretendem disputar as vagas também precisam cumprir alguns outros pré-requisitos para conseguirem chegar a ser um juiz. Antes de mais nada, é necessário que ele tenha diploma de bacharel em direito em faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação. Este diploma deve ter sido concedido há pelo menos três anos, sendo que a data que será considerada é a de inscrição definitiva. Além disso, é necessário que os candidatos também comprovem que a pessoa trabalhou na área jurídica também por, pelo menos, três anos.

Publicidade

Os aprovados para o cargo de juiz nesta área ganharão salário de R$ 21.766,15, mais pacote de benefícios e outras vantagens. Para participar deste concurso, os interessados deverão se inscrever entre os dias 10 de outubro e 8 de novembro no site www.cespe.unb.br/concursos/trf5_12_juiz. A taxa é de R$ 160,00. E todos os candidatos que conseguirem se inscrever deverão estar preparados para cumprir uma série de etapas dentro do processo seletivo. Na primeira etapa, os interessados deverão participar de uma prova objetiva.  Mas as pessoas que se inscreverem neste ano só poderão fazer a prova no ano que vem, já que as provas estão marcadas para o dia 20 de janeiro.

Na segunda etapa, os candidatos também participarão de provas escritas, que acontecerão em três dias do mês de março. Essas etapas serão aplicadas nas cidades de Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE). Os candidatos que forem aprovados nestas duas etapas passarão para uma terceira etapa seletiva, que será a inscrição definitiva. Neste momento os candidatos passarão por sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico. A quarta etapa será de prova oral e a quinta de avaliação de títulos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: