Topo

Sete erros na hora de pedir demissão

É necessário que o profissional saiba... quais os passos ideais a seguir para que tudo saia bem na hora de oficializar o pedido de demissão... sete dicas...
Publicidade
Comente

Uma situação bastante desconfortável no mercado de trabalho é quando um funcionário sente que chegou o momento de se desligar da empresa seja por motivos pessoais ou por incompatibilidade com as diretrizes e filosofia da empresa.

O momento por si só tende a ser um tanto embaraçoso, pelo que se torna fundamental que o trabalhador conduza, da melhor maneira possível, seu pedido de demissão a fim de evitar quaisquer outros constrangimentos presentes, ou mesmo futuros.

É necessário que o profissional saiba exatamente quais palavras usar e, acima de tudo, quais os passos ideais a seguir para que tudo saia bem na hora de oficializar o pedido de demissão, por isso, traremos na sequência sete dicas fundamentais nesse processo.

Sete erros na hora de pedir demissão

erros-na-hora-de-pedir-permissao

Primeiro erro na hora de pedir demissão: Anunciar a decisão primeiro a terceiros

Publicidade

Esse é um erro bastante comum nas empresas em praticamente todos os escalões, o funcionário decide optar pela saída da empresa e antes mesmo de oficializar aos seus supervisores ou responsáveis a decisão, confidenciam a outros funcionários e amigos próximos pedindo confidencialidade, colocando assim em risco toda a relação corporativa, visto que esse tipo de situação inevitavelmente acaba gerando burburinho e indo parar aos ouvidos dos empregadores.

Além de tudo, funcionário que direcionam diretamente aos ouvidos dos responsáveis a decisão tomada, podem receber algum tipo de contraproposta que poderá até mesmo levá-lo a mudar de ideia em relação à saída, por isso, o ideal é não cometer o erro de anunciar primeiro a terceiros a decisão.

Segundo erro na hora de pedir demissão: Inventar desculpas mirabolantes

Outra ocorrência consideravelmente rotineira em se tratando do ambiente corporativo é o fato do funcionário que deseja pedir demissão inventar as mais inconcebíveis desculpas para justificar seu pedido, algo que geralmente vem acompanhado de elogios rasgados à companhia e ao próprio chefe, não convencendo ninguém, portanto, a melhor maneira de pedir demissão de um emprego é jogando limpo, dizendo claramente e com as palavras adequadas quais são os motivos que levaram à decisão. É de extrema importância nesse momento que a discrição, educação e sobretudo, o profissionalismo seja mantido

Terceiro erro na hora de pedir demissão: Direcionar a culpa a outras pessoas

Publicidade

Sabidamente ninguém vai deixar uma empresa por estar totalmente satisfeita com ela e os demais ao redor, entretanto, é necessário utilizar palavras que não transpareçam conflitos pessoais, seja com os chefes ou mesmo com parceiros de trabalho.

Caso o motivo real da saída seja o mau relacionamento com o chefe ou outras pessoas no ambiente corporativo o ideal é deixar sempre claro que o problema são as atitudes ou métodos adotados e não a pessoa em si, isso tornará a crítica impessoal e poderá trazer até mesmo amadurecimento futuro para a empresa se a crítica for válida.

Quarto erro de quem pede demissão: Denegrir a imagem da empresa

Infelizmente algo consideravelmente comum entre trabalhadores Brasileiros é a reclamação desenfreada e inconsequente que acaba gerando em um último estágio o denegrimento da empresa frente a amigos e conhecidos, algo que de fato vai contra os princípios da moral trabalhista, e portanto, deve ser evitada em qualquer instância.

Quinto erro de quem pede demissão: Dizer a todos pra onde está indo

Dizer aos quatro ventos qual é o novo destino profissional, além de a princípio não soar como uma atitude muito madura, ainda poderá produzir situações desagradáveis e desnecessárias, como opiniões preconceituosas de terceiros a respeito da decisão, hostilização de companheiros e eventuais inimigos, etc. O ideal é somente confidenciar a terceiros o novo destino, depois de alguns meses, quando já estabelecido na nova companhia.

Sexto erro de quem pede demissão: Deixar clara a insatisfação com salário

Naturalmente que a insatisfação com o salário é um dos motivos pelos quais muitos funcionários pedem demissão, entretanto, é necessário que no momento de expôr a decisão, esse não seja especificamente o único ponto a ser considerado, sempre que possível é importante deixar claro aos ex-patrões que está mais interessado em oportunidades que no salário propriamente dito, reiterando quando necessário o fato do salário na nova empresa ser superior.

Sétimo erro de quem pede demissão: Não formalizar a decisão

Esse talvez seja o mais comum dos erros mencionados, e que deve ser a todo custo evitado. Ao tomar a decisão de deixar a empresa é de extrema importância que seja redigida ou manuscrita o quanto antes uma carta formalizando a decisão, isso dará a empresa a certeza de que a decisão foi planejada e que, portanto, deverá o quanto antes proceder com toda documentação necessária à concretização do pedido.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: