No ano de 2024 os brasileiros tiveram a oportunidade de participar de um processo seletivo para vagas de emprego no serviço público em um formato completamente diferente do que era feito até então. Através do Concurso Nacional Unificado, os brasileiros tiveram a chance de concorrer a diversas vagas, fazendo apenas uma prova.

O sucesso desse formato acabou incentivando o governo a fazer uma nova edição do CNU. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo federal, a prova deve acontecer ainda esse ano, com a previsão de lançamento de um edital novo já no mês de março.
O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante uma entrevista na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Confira as informações que já foram confirmadas sobre a realização dessa nova edição do CNU e também confira aquilo que ainda precisa ser revelado sobre a prova.
Quando o edital do novo CNU será publicado?
O edital de qualquer concurso público acaba sendo o documento mais importante, pois ele guia as pessoas em relação as regras, o conteúdo que será cobrado nas provas e as vagas que serão disponibilizadas para esse processo seletivo.
Segundo as informações que foram antecipadas pelos responsáveis por esses processos seletivos, o documento completo deve ser disponibilizado ainda no primeiro trimestre desse ano de 2025, com a maior possibilidade de publicação e disponibilização do mesmo no mês de março.
Mas existem alguns passos burocráticos que precisam ser seguidos para que esse edital seja publicado. Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o edital depende da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), cuja votação no Congresso Nacional está prevista para 10 de março.
Se tudo correr como o governo está planejando, em termos de cronograma, com a LOA sendo aprovada, será possível seguir com esse cronograma previsto, permitindo que as provas aconteçam ao longo do 2º semestre do ano. Lembrando que o edital pode ser publicado sem o cronograma completo com as datas, o que pode acontecer posteriormente.
Quais serão as vagas disponibilizadas no novo CNU?
Um dos principais diferenciais do Concurso Nacional Unificado era a possibilidade do concorrente se candidatar a diversas vagas, desde que atendesse os critérios básicos de formação. Esse formato deve ser mantido para a edição desse ano do concurso, incluindo com novas carreiras com vagas.
O governo já confirmou que nesse CNU as pessoas poderão se inscrever e concorrer para as duas novas carreiras que foram criadas mais recentemente pelo governo federal. Essas carreiras foram desenvolvidas para atender demandas estratégicas de diferentes ministérios.
A primeira carreira está voltada para defesa, justiça e segurança, atendendo a um pedido do Ministério da Defesa, comandado por José Múcio. Atualmente, o ministério não possui uma carreira própria para servidores civis, o que motivou a criação dessa nova área. Além disso, há previsão de vagas para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e para o Ministério da Justiça.
A segunda carreira envolve desenvolvimento socioeconômico, abrangendo áreas como desenvolvimento regional, agrário e econômico. Essa carreira busca atrair profissionais com diversas formações, promovendo uma atuação multidisciplinar no governo. Segundo a ministra, essas novas carreiras terão salário equivalente ao de analista técnico de políticas públicas, sendo consideradas oportunidades atrativas dentro do funcionalismo público federal.
Quantas vagas serão abertas no CNU 2025?
Outra informação sempre muito importante é a quantidade de vagas que serão disponibilizadas para que possam ser preenchidas. A proposta inicial é que o CNU preencha um total de 750 novas posições de trabalhos nos mais variados setores e órgãos do governo.
Essas 750 vagas principais serão criadas através de uma Medida Provisória. Mas a intenção é criar mais 750 vagas através de um projeto de lei, totalizando 1.500 novos cargos. Mas pode ser que algumas dessas vagas sejam preenchidas posteriormente, criando uma espécie de cadastro reserva, o que é muito comum nos concursos públicos de uma forma geral.
Quando abrem as inscrições para o CNU 2025?
Para os interessados em participar desse processo seletivo, é importante ficar atento para as datas de inscrições. Por enquanto ainda não foram antecipadas as datas importantes da organização de uma forma geral, mas tudo indica que elas aconteçam ainda no primeiro semestre de 2025, já que as provas devem acontecer ao longo da 2ª metade do ano.
Comentários (0) Postar um Comentário